Maternidade

maternidade / informacoes / testelinguinha

Teste da Linguinha


  • O que é?

    O Teste da Linguinha é um exame que tem como objetivo identificar qualquer problema anatômico no frênulo da língua do bebê. São avaliados critérios clínico-anatômicos da região bucal, com o objetivo de diagnosticar precocemente alterações que podem interferir na fala, deglutição, amamentação, e no crescimento e desenvolvimento craniofacial.

  • Como é feito o exame?

    O exame é feito utilizando um programa de computador que captura imagens da boca do bebê e são analisados critérios anatômicos da boca e do frênulo lingual através de observação clínica e aplicação de um protocolo específico para análise anatômica.

  • Quem deve fazer esse exame?

    Todos os bebês, pois os problemas envolvendo alterações no frênulo lingual são bastante comum. O diagnóstico precoce previne complicações e problemas futuros, inclusive o teste da linguinha tornou obrigatório com a sanção da Lei nº 13.002, de junho de 2014.

  • Porque realizar o teste da Linguinha?

    O protocolo de avaliação de frênulo lingual em bebês, ou teste da linguinha, é visa diagnosticar a presença da língua presa e o grau de limitação dos movimentos causado por ela, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

    O teste da linguinha é eficaz, rápido e não dói. Esse procedimento é importante para corrigir logo cedo problemas que limitam a sucção da criança durante a amamentação e também evita que o bebê cresça com dificuldades na fala.

  • Quando realizar o exame?

    O teste é indolor e pode ser feito após 48 horas do nascimento do paciente até os 3 meses de idade. Recomenda-se fazer o quanto antes devido à necessidade de um segundo teste para confirmações em alguns casos. É importante que seu bebê faça o exame o mais cedo possível, preferencialmente no primeiro mês de vida.

  • Onde realizar o teste da Linguinha?

    O Hospital Universitário de Marília conta com o CENTRO DE MEDICINA BUCAL E ODONTOLOGIA HOSPITALAR que esta apto e treinado devidamente para a realização do teste de acordo com as normas vigentes necessárias.

  • Dúvidas?

    Em caso de dúvidas, poderá solicitar maiores informações durante sua internação ou entrar em contato com o CMB-OH - Centro de Medicina Bucal e Odontologia Hospitalar.

Agendamento:

CENTRO DE MEDICINA BUCAL E ODONTOLOGIA HOSPITALAR

Responsável: Dr. Leonardo Marques - Cirurgião-Dentista - CROSP 101672

Agendamento: (14) 2105-4508 (maternidade) / (14) 2105-4500 (geral)


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500