Maternidade

maternidade / informacoes / leitematerno

Leite Materno


Composicão, beneficios e vantagens do leite materno.
Vantagens para o bebê
  • O leite materno, contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida:
    Tem áqua em quantidade suficientemesmo em clima quente e seco o bebêque apenas mama no seio não precisa nem mesmo de água!
    Contém proteína mais adequada para o bebê;
    Vitaminas em quantidades suficientes. Não hánecessidade de suplementos vitamínicos;
    Embora não possua grande quantidade de ferro, este é bem absorvido no intestino da criança;
    Quantidades adequadas de sais, cálcio e fósforo;
    Éde fácil digestibilidade, sendo portanto mais facilmente absorvido pelo bebêo qual mama commaior freqüência do que toma mamadeira.
  • O leite naterno promove o crescimento de microorganismos no intestino da criança (lactobacillus) que fermentam o açúcar do leite (lactose) tornando as fezes mais freqüêntes e menos consistentes, principalmente nas duas primeiras semanas de vida. Estes microorganismos impedem que outras bactérias se instalem e causem diarréia.
  • O leite materno contém endorfina, substância química que ajuda a suprir a dor. Crianças que tomam mamadeira têm maior risco de obesidade na vida adulta.
  • O leite materno possui anticorpos, leucócitos e outros fatores anti-infecciosos, que protegem contra a maioria das bactérias e vírus. Portanto, crianças que mamam no peito sofrem 11 vezes menos riscos de falecer por diarréia e 4 vezes menos por pneumonia do que os bebês alimentados com outros tipos de leite.
  • Nos bebês, o ato de sugar o seio éimportante para o desenvolvimento da man´dbula, dentição e músculos da face, contribuindo também para outros benefícios, como o bom desenvolvimento da fala.

Vantagens para a mãe: Diminuir o tempo de sangramento pós-parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal
  • Quando a criança suga, a hipófise posterior da mãe éestimulada a produzir um hormônio (ocitocina) quecontrai o útero diminuindo o sangramento e favorecendo que o útero volte mais rapidamente ao volume normal.

Ajuda a mãe a voltar mais rápido ao peso pré-gestacional
  • Durante o último trimestre da gestação a mulher acumula energia sob a forma de gordura para cobrir os gastos calóricos com a amamentação. E, calcula-se que a mulher que amamenta exclusivamente gasta 704 cal/dia. portanto, a amamentação ajuda a mãe a voltar mais rápido ao seu peso pré-gestacional uma vez que gasta as calorias acumuladas.

Pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama
  • Estudos de população demonstraram que mulheres que amamentaram com maior freqü~encia e por mais tempo, teveram menor risco de câncer de ovário e de mama.

É mais fácil e prático para a mãe
  • Estásempre pronto e na temperatura certa. Não se erra no preparo e nem hárisco de contaminação. Não necessita de utilização de recursos domésticos para sua aquisição.

Dicas
  • Não consuma de maneira alguma álcool, cigarros e cafeina enquanto estiver amamentando pois as cólicas podem ficar mais intensas.
  • Durante a mamada, épreferivel que vocêfique sentanda, em cadeira mediamente baixa, repousando pécorrespondente a mama que vai oferecer sobre um banco pequeno, levando a respectiva perna.
  • Cuidado com o umbigo: Após o nascimento, o cordão umbilicalda criança écortado alguns centimetros do umbigo. O procedimento que para a mãe pode parecer doloroso, não causa dor a criança, porque nesta área não hánervos.
  • Cuidados passo-a-passo:
    1. Deixe o maior tempo possível o umbigo em contato com o ar. Não cubra o local com calça plástica, fralda ou curativos.
    2. Certifique-se que o local esteja sempre seco e limpo
    3. Para limpar o coto, utilize um limpo e umrfrcido em produto recomendado pelo pediatra
    4. A limpeza deve ser realizada delicadamente no coto e na região em volta do umbigo
    5. Após a queda do coto, a região deve ser limpa e seca diariamente para que o processo de cicatrização seja concluído
  • Muitos dos choros são porque o bebêestácom frio e a melhor maneira de saber se o bebêestácom frio ou não éreparar sempre na temperatura da sua mão. A maioria dos bebês, quando estão com as mãos frias, éporque não estão bem aquecidos.
  • Alguns bebês andam sem antes ter engatinhado. Engatinhar não éetapa necessária no desenvolvimento da criança.
  • Visitas: o bebêdeve receber uma visita de cada vez. Evite deixar pessoas com faringites ou amigdalites pegar o bebêpara evitar, assim a contaminação.
  • Teste do pezinho: Este teste consiste em um exame de sangue para triagem de erros metabólicos e doenças congênitas. Sua solicitação éobrigatória pelo Estatuto da Criança e do Adolecente.

Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500