Maternidade

maternidade / informacoes / gestacao

A Gestação


O que você pode e não pode fazer durante a gestação
  • Não se preocupe, estar grávida não é estar doente. Caso sua gravidez transcorra normalmente, o sexo, bem como esporte e outras atividades, são permitidos.
  • O bebê fica protegido pelo líquido amniótico, pela placenta e por uma mucosa que fecha o colo do útero. Caso haja algum risco do aborto ou do parto prematuro, há restrições e a melhor coisa é pedir ajuda ao seu médico para esclarecer dúvidas. Uma gestação sem intercorrências não é motivo para restringir a atividade sexual. O sexo durante a gravidez, com penetração, pode aumentar a sensação de amor, intimidade, e união entre o casal. Muitas mulheres sentem aumento do desejo sexual durante a gravidez, principalmente durante o 2º trimestre; isto se deve ao intenso aumento dos hormônios sexuais e do aumento da circulação sangüinea na região pélvica, fazendo com que os genitais fiquem mais sensíveis, portanto aumentando a sensação no estímulo sexual.
O que acontece durante as 40 semanas
  • A duração média da gravidez, calculada a partir do primeiro dia da última menstruação, é geralmente de 280 dias ou 40 semanas (10 meses lunares).
  • A data provável para o nascimento é só uma previsão, poucos bebês nascem no dia exato.
As Primeiras quatro semanas
  • O 1º mês de gravidez transcorre de forma natural. Quase nada é alterado, a não ser a suspensão da mestruação e possíveis dores nas mamas.
Quinta Semana
  • O corpo inicia e apresenta pequenas transformações. As mamas aumentam de volume, um tanto doloridas à apalpação, e o hormônio característico da gravidez, Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), já circula no organismo. A placenta começa a se formar, através dela o bebê vai alimentar-se durante toda a gravidez.
  • Se dá início a formação do cérebro e do coração. O embrião já medirá 3mm. As unhas da mamãe podem ficar resistentes por causa das alterações hormonais..
Sexta Semana
  • O embrião mede cerca de 6mm e o cordão umbilical está desenvolvido, e por volta do 43º dia o seu minúsculo coração começa a bater. A mamãe passa a sentir cansaço, sonolência, enjôos, náuseas, desejos por alguns alimentos e repulsa por outros.
Sétima Semana
  • O bebê já mede por volta de 1cm, mas ainda é denominado embrião. A coluna dorsal se desenvolve, e surgem nessa fase, as bases da medula espinhal e do cérebro. já é possível ver a íris, as narinas e uma perfuração que resultará na boca..
Oitava Semana
  • Medindo 2cm o embrião já ganha formas. Constata-se o início da formação da área dos olhos, boca e sinais dos braços e mãos. Duas vezes mais do que o da mamãe, o seu coraçãozinho bate cerca de 140 vezes por minuto..
Nona Semana
  • Considerado como feto a partir desse período, já está aproximadamente com 3cm. Nessa fase, estão sendo constituídas as partes internas das orelhas bem como os dois orifícios que darão origem às fossas nasais. Os pulmões e os intestinos já se encontram quase integralmente formados e o cérebro se desenvolve tando, que torna-se desproporcional ao tronco.
Décima Semana
  • Apesar de se parecer ainda com um peixinho, o feto mede em torno de 4cm e tem 5g de peso. Os órgãos internos encontram-se nos lugares certos e, já estão visíveis os órgãos genitais, as articulações dos cotovelos, bacia, joelhos e ombros. O coração embrionário está completamente desenvolvido.
Décima Primeira Semana
  • O útero para acompanhar o desenvolvimento do feto aumenta de tamanho e oara felicidade da futura mamãe, a barriga inicia seu crescimento. O feto movimenta-se um pouco mais, e já pesa 10g e mede 5cm.
Décima Segunda Semana
  • Nessa fase, a respiração da mamãe torna-se mais rápida, a digestão mais vagarosa, podendo ocasionar prisão de ventre, e uma freqüente vontade de urinar se faz presente mas, tranqüilize-se, pois, os riscos de aborto diminuemsensivelmente.
  • Os cuidados com a pele e as gengivas devem merecer mais atenção, considerando inclusive visitas mais periódicas ao dentista. O feto deverá estar medindo 8cm e pesando 12g e, em função de seu desenvolvimento, o útero poserá ter aumentado 10cm de largura.
Décima Terceira Semana
  • Ao final desse período, o feto mede por volta de 9cm e tem peso de 14g; os órgãos internos já estão completamente formados e funcionando, dando início agora à fase de manutenção. já á capaz de realizar movimentos de um braço ou uma perna; chuta, dobra os dedos, vira o pé, enruga a testa, coça a cabeça e até abre a boca. O seu pequenino coração já assume a função de bombear o sangue para as partes do seu corpo. O equilíbrio hormonal da mamãe a partir desse momento traz uma sensação de estabilidade e maior energia.
Décima Quarta Semana
  • Com os seus dedinhos plenamente formados, as unhas começam a aparecer. O trabalho de coordenação entre os músculos e o cérebro se inicia, e o feto passa a urinar todo líquido amniótico que engole, sendo renovado em média a cada três horas. Nessa semana, pesa por volta de 15g e mede 10cm. A mãe sente seu coração bater mais forte e mais rápido para bombear um volume maior de sangue no corpo.
Décima Quinta Semana
  • A futura mamãe nota que seu peso está nitidamente aumentando, mas para seu consolo, nessa fase os enjôos tendem a desaparecer.
Décima Sexta Semana
  • É nesse período, entre a 16ª e a 22ª semana, que uma real presença da existência do bebê começa a ser notada, através do tal famoso primeiro "chute", devido à capacidade de movimentação de pernas e braços do bebê, que já deve estar pesando 30g e medindo 12cm.
Décima Sétima Semana
  • É conveniente que a mamãe converse muito com seu bebê nessa fase, já que o feto inicia sua percepção aos ruídos e consegue diferenciá-los do som da voz de sua mãe. Por incrível que pareça, também identica os tipos de músicas, sendo aconselhável ouvir as mais calmas e de cadência suave. Evite situações traumáticas ou de pânico. Isso pode vir a afetar o emocional do feto. Os músculos do bebê tornam-se mais fortes; uma pequena e fina penugem começa a crescer sobre o corpo; os dedinhos adquirem i pressão digital e, os cílios e sobrancelhas iniciam seu crescimento. Nessa fase, através da primeira ultra-sonografia, talvez seja possível saber o sexo do bebê, que já pesa 100g e mede 14cm.
Décima Oitava Semana à Vigésima Semana
  • O feto já é capaz de escutar o som do próprio coração e do sangue que corre no cordão umbilical. Seus movimentos agora são conscientes, mudando de posição e respondendo a estimulos externos como luz e som. E como cresce! Já com 16cm e pesando aproximadamente 250g.
Vigésima Primeira à Vigésima Segunda Semana
  • Medindo por volta de 20cm e pesando em média 300g, os sentidos do bebê se desenvolvem e ele passa a tocar o rosto, mexer as pernas, braços e cabeça e por o polegar na boca. A mamãe, sente com maior intensidade os pontapés e cotoveladas do bebê, que às vezes são tão incômodos quanto as dores nas costas, provocadas pelo peso da barriga e peladificuldade em manter a coluna ereta. Mesmo assim, esse é o melhor período da gestação, que invariavelmente vai até a vigésima sétimasemana, proporcionando maior conforto, sem as náuseas do início e o cansaço característico das últimas semanas de gravidez.
  • Devido a disposição da melanina (pigmentos marrom-escuros ou pretos de estrutura animal ou vegetal que fornecem cor à pele) podem surgir nessa época as manchas de gravidez ( cloasmas).
Vigésima Terceira Semana
  • O feto já esta com 22cm e pesando 450g. O útero da mamãe já treina para o parto, com espasmos irregulares e indolores chamados contrações de Braxton Hicks, que somem quando a mulher se movimenta.
Vigésima Quarta Semana
  • Ao final da 24ª semana a estrutura ainda continua se desenvolvendo, mas o feto agora mais forte, começa a dar chutes e socos no útero. Pernas, pés e tórax já são bem visíveis à ultra-sonografia. O bebê agora está medindo 25cm e pesando 500g.
Vigésima Quinta à Vigésima Oitava Semana
  • O feto adquire uma camada grossa de gordura que se instala em alguns depósitos próprios.Os pulmões começam a se formar e o cérebro se desenvolve rapidamente. Quando ebtra na vigésima oitava semana o feto já tem 85% de chance de sobreviver fora do útero da mãe, mas sua gordura é insuficiente para deixá-lo aquecido e teria de ficar numa incubadora.
Vigésima Nona à Trigésima Segunda Semana
  • A partir dessa fase, a mamãe deve redobrar seus cuidados e estar preparada para o caso do bebê ser "apressado" e querer vir ao mundo antecipadamente. O feto pode estar medindo de 30 a 35cm, com peso aproximado de 1,0 a 1,5kg e seus movimentos sentidos a todo o momento. A barriga da futura mamãe já possui um tamanho consideravelmente grande e, como conseqüência do aumento de peso podem aparecer as varizes e inchaços nos pés, mãos e rosto, já que o sangue circulante nas veias, encontra alguma dificuldade de retorno ao coração. Para amenizar tais indisposições, procure sentar-se com a coluna reta.
Trigésima Terceira à Trigésima Sexta Semana
  • Período que o organismo da futura mamãe trabalha rm ritmo acelerado, gastando em torno de 20% a mais de energia para respirar e realizar funções normais do dia-a-dia. O incômodo da barriga é evidente. O bebê tem reduzido o espaço para seus movimentos, empurrando tudo que o atrapalha, podendo ocasionar uma pequena dor nas costelas, coluna e quadris fa gestante. O feto na 36ª semana encontra-se com peso aproximado de 2,5kg a 2,7kg e medindo 46cm..
Trigésima Sétima à Quadragésima Semana
  • Próximo à reta final, o feto busca a posição para o parto, adentrando a bacia e voltando sua cabeça para a pélvis da mamãe. Geralmente medindo 48cm e pesando em média de 3,0 a 3,5kg, ao término da 40ª semana o bebê está preparado para o nascimento.
Outras Dicas
  • Durma pelo menos 8 horas por noite. Ao repousar, ponha as pernas em posição mais elevada, ou então use meias elásticas. Isto alivia as dores provocadas pelo intumescimento vascular; fenômeno normal durante a gravidez.
  • Nos últimos meses da gestação, saia sempre acompanhada.
  • Nas doze promeiras semanas procure dedicar seu tempo para ler sobre o assunto e preparar seu espirito para uma gestação tranquila e feliz. Ainda não é hora para iniciar os preparativos referentes a decoração e enxoval. Aproveite para curtir o momento e dividir essa alegria com as pessoas queridas.
  • Um curso de orientação para as mamães iniciantes é recomendável. Leve o papai se possível.
  • A vitamina C ajuda na absorção do ferro que vem das plantas, quando ingeridos ao mesmotempo. Portanto aumente o consumo dos alimentos ricos nesta vitamina, quando você ingerir fontes ricas em ferro de origem vegetal.
  • Os alimentos ricos em vitamina C são.
    Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
    Hortaliças: brócolis, pimentões verdes, tomates, aspargos, couve-flor, entre outros.
  • Importante: Nunca tome nenhum medicamento que não seja recomendado por seu médico por mais inofensivo que "pareça" ser.
  • Evite o contato com animais (risco de toxoplasmose).
  • Não coma ovos crus ou cozidos ligeiramente (risco de envenenamento por salmonela).
  • Evite queijos moles e patês (risco de listerose).
  • Cuidado com elementos quimicos encontrados em tintas e conservantes de madeira além de vapores elevados de solventes tais como produtos de limpeza liquidos e adesivos.
  • Não tenha medo de conversar e colocar claramente suas dúvidas e inseguranças junto ao companheiro. Uma conversa com seu ginecologista também pode ajudar muito.
  • É normal, no momento do orgasmo, a barriga ficar dura, e o bebê nos meses mais próximos ao nascimento, tanto pode ficar quieto, quanto se movimentar muito.
  • O sexo só deve ser abandonado, quando provocar algum tipo de dor (barriga, vagina etc) ou quando ocorrer sangramento. Nesses casos, a gestante deve procurar o mais rápido possível, ajuda médica.

Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500