Hospital

hospital / servicos / unimagem

Unimagem - Diagnósticos Médicos Por Imagem



Instalada numa área de 900m² no Hospital Universitário, a UNIMAGEM SERVIÇOS RADIOLOGICOS possui quadro técnicos, com médicos radiologistas, biomédicos, técnicos de RX, tecnólogos em informática, digitadores e atendentes de nível universitário. Alem da Ressonância Magnética, a unimagem também conta com os serviços de tomografia computadorizada, ultrassom, raios-X e mamografias digitais de ultima geração.

Ressonância Magnética

Marília é uma das poucas cidades a possuir um equipamento de ressonância magnética com a potencia de 1.5 tesla, um dos mais avançados na área. O aparelho, importado dos Estados Unidos, está funcionando desde janeiro de 2008, é capaz de visualizar alterações mínimas no organismo humano.

O que é um exame de Ressonância Magnética?

É um método diagnostico em que se obtem imagens do interior do corpo humano sem o uso de raio-x ou outras formas de radiação ionizante. O hidrogênio é o componente primário da molécula de água que constitui aproximadamente 65% do nosso peso corporal, e o responsável pela formação das imagens. Neste exame, o paciente é colocado em um campo magnético no qual se aplicam ondas de radio-freqüência semelhantes àquelas transmitidas pelas rádios FM. Esta combinação de ondas de radio-frequencia e o campo magnético produzem imagens de alta qualidade das mais diversas regiões do nosso corpo, de forma totalmente indolor. Elas são capazes de detectar infecções, inflamações, cistos, sangramentos, tumores, problemas de coluna, lesão de ligamentos, músculos, tendões e outras anormalidades, ajudando o médico no diagnostico preciso. A duração do exame é de aproximadamente 30 minutos para cada região estudada.

A importância da prevenção.

Na pratica médica, um dos objetivos é o diagnostico precoce das doenças, sendo este um fator determinante para a escolha do tratamento adequado e para a cura. Com a evolução tecnológica, os equipamentos de diagnostico têm facilitado cada vez mais o trabalho dos médicos na descoberta de doenças muito tempo antes de seus sintomas começarem a aparecer.

Segundo o medico Alex Rotoli Baldelin, especialista em ultrassonografia e imagenologia mamaria, exemplo disso é o exame de mamografia, que deve ser feito de acordo com orientação da Organização Mundial de Saúde, anualmente para mulheres a partir dos 40 anos. "Hoje temos equipamentos de diagnostico por imagem extremamente eficazes e capazes de identificar possíveis tumores em estagio inicial. Isso tem feito com que a medicina seja cada vez mais preventiva, dada as possibilidades de detecção precoce das enfermidades", comenta o médico.

Neurologia

Segundo Dr Cleber Baldelin, neurologista da Unimagem, a especialidade medica que provavelmente mais beneficiou-se do advento da ressonância foi a neurologia, clinica e cirúrgica, existindo inúmeras indicações para a realização deste exame. Por se tratar de um equipamento "top" de linha na Unimagem, além dos estudos convencionais, realizam-se também estudos específicos, como a espectroscopia de prótons, permitindo a analise de alguns metabólicos presentes no tecido cerebral, aprimorando ainda mais o diagnostico.


Voltar aos serviços

Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500