Hospital

hospital / noticias / noticia

Secretário da Saúde visita HBU e conhece leitos disponíveis para o SUS

Publicado 10/05/2019 ás 11h43


O secretário municipal da Saúde de Marília, Ricardo Sevilha Mustafá esteve no início dessa semana no HBU (Hospital Beneficente Unimar), para conhecer a estrutura da instituição, principalmente com relação aos leitos e espaços que são destinados para atender aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Ele foi recebido pela diretora da ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis e pelo diretor de assistência, Luiz Fernando Fregatto.

Mustafá esteve na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HBU, onde foi informado sobre a estrutura e número de leitos disponíveis para atender Marília e região. Em seguida passou pelas alas de internação, onde também há leitos para atender a demanda regional. Márcia explicou ao secretário que a estrutura disponibilizada aos pacientes do SUS é a mesma que atende aos convênios do hospital.

Mustafá explicou que o HBU é um importante aparelho de saúde do município, que tem parceria com o município. “Hoje eu conheci a dimensão do HBU, que tem uma gestão eficaz e bastante comprometida com a saúde. É uma parceira importante e minha visita, oficial, é para estreitar esse trabalho e conhecer a estrutura que eu não conhecia. A população de Marília só tem a agradecer com essa estrutura”, destacou.

Conforme o secretário, Marília é referência em saúde e a população precisa entender que, apesar dos problemas, o sistema funciona a contento. “Nós temos problemas? Sim, temos, mas unindo forças com os outros aparelhos de saúde do município, mais as nossas unidades nós conseguimos dar conta da demanda em saúde de Marília”, apontou.

Márcia Serva destacou a visita oficial do secretário, que foi conhecer e entender a grande rede da saúde de Marília, onde o HBU está inserido, com papel importante no atendimento ao SUS. “Hoje mais de 60% dos nossos atendimentos são pelo SUS e neste contexto, na gestão do secretário Ricardo Mustafá nós passamos a contar com 20 novos leitos de UTI e 25 leitos de cuidados prolongados, que representam um desafio para ocupa-los”, explicou.

Diante disso, a visita do secretário é importante no sentido conseguir prestar esse serviço à população, porque o sistema de vagas é todo regulado. “Nós temos grande dificuldade de ocupar estes leitos, pois dependemos do sistema, da rede que repassa estas vagas, cuja porta de entrada é o Hospital das Clínicas. E a visita do secretário é uma oportunidade para ele conhecer os serviços que prestamos, as vagas que temos disponíveis e que foram autorizadas pelo Ministério da Saúde, para que possamos atender a população”, ressaltou.

Conforme a diretora, o secretário teve a oportunidade de conhecer “in loco” os leitos que estão disponíveis no HBU, com toda a sua estrutura, com equipamentos novos e modernos, contando com equipe para atender a população, que está precisando, mas não tem como desfrutar desse benefício. “Principalmente a população carente, via SUS e vimos a preocupação do secretário em fazer uma mudança nessa realidade de hoje. Objetivo é tirar os pacientes que ainda ficam nos corredores do Hospital das Clínicas e o secretário reforça o time de mais pessoas buscando melhorar a saúde da população”, finalizou.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500