Hospital

hospital / noticias / noticia

HBU comemora a Semana Mundial do Incentivo ao Aleitamento materno

Publicado 12/08/2018 ás 11h37


Mães, gestantes, médicos e outros profissionais do HBU (Hospital Beneficente Unimar) participaram de uma atividade visando a orientação e conscientização sobre a importância de amamentar os bebês. O Cine Amamentação, realizado na Maternidade do HBU, trouxe esclarecimento de dúvidas para todas as participantes.

Segundo a supervisora de enfermagem Aline Marzola, o objetivo dessa atividade é esclarecer para as mães e gestantes  os benefícios reais da amamentação, bem como diminuir as dúvidas e mostrar o quanto é importante a questão do leite materno, em relação a prevenção de doenças,  formação do trato gastrointestinal, refletindo tambem na economia financeira, já que as fórmulas complementares tem alto custo, “Isso sem contar o vínculo entre mãe e bebê, que é mais fortalecido  durante o elo do aleitamento ”, destacou.

Aline apontou ainda a Unidade de Terapia Intensiva  Neonatal do HBU é pioneira da prática da ordenha beira-leito. “As mães que estão com os bebês internados dentro da UTI Neonatal fazem a ordenha e esse leite é imediatamente passado para o seu bebê que está internado na unidade. Frizando que cada mãe produz o leite necessário  e específico para o seu para o seu bebê. Isso é de extrema importância e é realizado apenas na UTI Neonatal do HBU. Não temos notícia sobre outra instituição que faça o mesmo trabalho que a gente”, enfatizou.

A médica especialista em neonatologia, Flávia Regina de Oliveira de Almeida, ressaltou que é fundamental garantir o vínculo entre a mãe e o bebê, além de garantir benefícios à saúde dos dois. “Essa prática afeta não só a mãe e o bebê, mas também a família toda”, explicou.

Flávia explicou ainda que é bastante difícil para as mães, uma vez que nos primeiros dias podem surgir ferimentos no seio, ficar dolorido, as mulheres ficarm cansadas e o bebê chora bastante. “É difícil mesmo, como elas relataram em depoimento durante o Cine Amamentação, que é prazeroso, uma vez que elas acompanham o desenvolvimento do bebê. O crescimento, o desenvolvimento neurológico, motor e o vínculo entre eles”, disse.

Para a médica, esse tipo de atividade desenvolvida pelo HBU promove um resgate da prática da amamentação e um fortalecimento. “Resgatar aqueles que ainda estão pensando se vai amamentar, porque é difícil, é doloroso e fortalecer a posição de quem já tem isso bem definido. Eu quero amamentar, sei que é difícil, mas eu quero fazer isso”, finalizou.

 

O Cine Amamentação contou com a exibição de vídeos, esclarecimento de dúvidas e entrega de mimos, para marcar a Semana de Amamentação. Em seguida, todos participaram de um coffee break.

Mães, gestantes, médicos e outros profissionais do HBU (Hospital Beneficente Unimar) participaram de uma atividade visando a orientação e conscientização sobre a importância de amamentar os bebês. O Cine Amamentação, realizado na Maternidade do HBU, trouxe esclarecimento de dúvidas para todas as participantes.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500