Hospital

hospital / noticias / noticia

Primeira fase do Hospital Oncológico da Unimar é concluída

Publicado 28/06/2018 ás 09h39


A primeira fase do Hospital Oncológico Unimar já está concluída e para marcar o momento, foi realizada uma confraternização com operários da empresa que está construindo o edifício, funcionários do HBU (Hospital Beneficente Unimar), diretoria da ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar) e da Unimar (Universidade de Marília. Os seis pavimentos do imóvel foram todos estruturados em pré-moldados, já contando com escadas para acesso aos andares.

A superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis ressaltou que o sonho de ter um hospital oncológico para atender Marília e região começa a ser realizado. “Com certeza a gente vê aqui o sonho se concretizando. A gente veio aqui para curtir esse momento, porque quando a torre estiver pronta não teremos tempo para isso, pois será um período de muito trabalho. Os desafios são imensos e o que estamos preparando é algo muito sério para Marília, que envolve não só gestão de tecnologia, de prédio novo, mas também gestão de pessoas”, disse.

Segundo ela, enquanto é estruturada a edificação, está sendo feita a elaboração do plano diretor que vai prever como as pessoas serão atendidas no complexo. “Nós estamos trabalhando para que seja um processo humanizado e integrado, para que possamos garantir a qualidade de assistência. O diferencial para nós é trazer um atendimento um pouco mais intimista porque hoje a gente vê muita gente de Marília e da região tendo de ir para outras cidades, outras regiões, enfrentando muitas dificuldades para buscar a cura ou o tratamento na oncologia longe do ambiente familiar, que é tão importante para a cura e tratamento do câncer”, apontou.

Márcia afirmou que isso dificulta o tratamento dos pacientes e traz muitas dificuldades às famílias. “A ideia é trazer a tecnologia que hoje tem nos grandes centros, com o diferencial que no Hospital Beneficente Unimar já vem trabalhando ao longo dos anos, que é o tratamento humanizado, focado nas pessoas. Esse é o nosso maior desafio para que possamos construir um projeto que faça sentido de fato para o atendimento destas pessoas”, comentou.

A superintendente explicou ainda que o Hospital Oncológico vai receber o setor de quimioterapia que já é feito no HBU, mas de uma forma ampliada, para atender mais pessoas, praticamente dobrando a capacidade atual. “Vai ser um espaço mais arborizado, que dê mais conforto para o paciente”. Também vai funcionar no novo prédio a radioterapia, que hoje enfrenta uma limitação em Marília, com apenas um único serviço disponível e que constantemente está parado, por causa das dificuldades de manutenção. “Vamos implantar aqui uma nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), focada de fato no tratamento dos pacientes oncológicos. Vai ser uma UTI que a gente possa permitir o acompanhante do paciente em seu interior. Nós vamos focar ainda em leitos voltados para aqueles pacientes que passam maior tempo no hospital. Vai ser uma estrutura pensada e voltada ao paciente oncológico”, observou.

O novo edifício está sendo chamado de “quarta torre” do Hospital Beneficente Unimar de propósito, por que a intenção da direção é que ele funcione totalmente integrado. “O paciente oncológico necessita de outros cuidados além da oncologia e tudo deve estar funcionando perfeitamente. Vamos otimizar toda a estrutura do hospital para que de fato ganhemos força e tempo para iniciar esse tratamento”, finalizou.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500