Hospital

hospital / noticias / noticia

HBU faz cirurgias cardíacos com recuperação de até 48h

Publicado 04/04/2018 ás 16h30


O HBU (Hospital Beneficente Unimar) foi palco, há alguns dias, de dois procedimentos de oclusão de comunicação inter atrial via cateterismo, com utilização de ultrassom intracardíaco. A comunicação inter atrial existe devido a uma malformação congênita na parede que separa os átrios esquerdo e direito do coração, ocasionando ao paciente cansaço ao realizar suas atividades diárias, sopro no coração e até mesmo desmaios e falta de ar (dispneia).

Segundo o médico responsável pelos procedimentos, cardiologista Ricardo José Tófano, a técnica já é realizada nos grandes centros de saúde no país. “Aqui em Marília nós fazemos uma média de duas, quatro ou seis cirurgias por ano. Ela é extremamente eficiente e elimina a necessidade de cirurgias convencionais com abertura de tórax e de longa duração, excluindo também a necessidade de internação na UTI. Além disso, promove a alta do paciente na maioria dos casos, em até 48 horas”, destacou.

Tófano relatou ainda que a cardiopatia é uma situação pouco frequente nos adultos, por que em crianças ocorre o diagnóstico precoce. “Hoje em dia as crianças já passam pelo pediatra e quando detectado essa malformação, elas já são tratadas. Há casos de adultos que não tiveram esse acompanhamento e que agora precisam passar pelo procedimento”, apontou.

Os procedimentos contaram com a participação dos médicos Carlos Benini, de Campinas e Wesley Ferraz. “Nós sempre contamos com um especialista acompanhando estes procedimentos”, explicou.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500