Hospital

hospital / noticias / noticia

Projeto Amor de Criança promove festa do Dia das Crianças

Publicado 29/10/2017 ás 22h39


Projeto Amor de Criança, desenvolvido através de parcerias com a Unimar (Universidade de Marília), promoveu na terça-feira (17/10) uma manhã especial voltada às crianças atendidas com paralisia cerebral e seus familiares. Evento foi realizado neste mês em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em outubro. Na oportunidade, foram entregues lembrancinhas, distribuídos biscoitos e bolachas, além de brincadeiras com os heróis da Marvel e DC como Capitão América, Super Homem e Mulher Maravilha e apresentação de um coral das crianças do projeto Realize.

“Em função do mês de outubro, em comemoração ao Dia da Criança, os voluntários organizaram essa festa para as famílias para abrilhantar as crianças. Isso realmente é muito prazeroso. E eu creio que, embora a gente não consiga mensurar a recepção das crianças, entendemos que isso acaba no fundo sendo muito favorável para elas e para as famílias sentirem-se apoiadas e amadas por todos. Traz um apoio importante para elas”, destaca o pediatra Francisco Agostinho Junior, coordenador do projeto.

Dentre as dezenas de crianças participantes a comemoração contou com a presença do adolescente Daniel, de 14 anos, e sua mãe, a dona de casa Fátima de Oliveira Marzola. Ela se tornou mãe especial há quatro anos, quando seu filho foi atingido por um raio quando brincava de futebol em um campo na zona Sul da cidade. “Eu sou suspeita para falar porque sou apaixonada pelo projeto. Cheguei ao Amor de Criança há quase quatro anos e Daniel só tem ganhado. Aqui é muito bom porque prioriza tanto as mães quanto as crianças. Hoje, se formos procurar atendimento para uma criança especial, é tudo muito difícil. Aqui temos várias especialidades em um ambulatório só”, destaca.

Antes de começar a frequentar o projeto, Daniel usava traqueostomia e sonda. Hoje ele não precisa mais dos aparelhos, já se alimenta pela boca, respira sozinho e o cognitivo está avançado. “Quem convive sabe que a gente chega com uma criança completamente debilitada e tem umas que conseguem sair andando. Eu falo que o Dani também não demora muito”, diz a mãe.

Fundado em agosto de 2013, projeto começou com atendimento tímido de cinco crianças e hoje conta com uma vasta agenda com mais de 150 atendimentos de pacientes de Marília e região. “Projeto Amor de Criança tem essa proposta de, em parceria com a Universidade de Marília, dar uma assistência médica às crianças com diagnóstico de paralisia cerebral. São crianças marcadas por um agravo cerebral permanente que precisam de todo um cuidado médico multidisciplinar, que é o que a Universidade oferece a estes pacientes pertencentes ao SUS (Sistema Único de Saúde)”, comenta o pediatra.

No ambulatório, os pacientes recebem atendimentos de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem, odontologia, dentre outras especialidades. “Elas são todas encaminhadas pela Secretaria Municipal da Saúde. A própria pasta é que coordena o agendamento das crianças da cidade e da região”, explica Agostinho.

Referência no atendimento às crianças com necessidades especiais, projeto Amor de Criança, que é desenvolvido através de parceria da Unimar, Unesp (Universidade Estadual Paulista), MPF (Ministério Público Federal), conta ainda com doações da comunidade e busca adesão de voluntários.

Conforme a coordenadora Elaine Gianini, o projeto sempre promove campanhas com o objetivo de arrecadar donativos como leites e fraldas descartáveis. Último promovido foi o Jogo Entre Amigos, que teve o objetivo de angariar fundos para realização de exames de Exoma, que custam em média R$ 6 mil cada. “Necessitamos que a pessoa venha conhecer, em primeiro lugar, para ver qual o tipo de criança atendemos. E pedimos para que venha e que tragam amor porque são crianças muito carentes. Todas as últimas terças-feiras de cada mês, nós realizamos um café solidário e é uma ótima oportunidade para os voluntários virem nos conhecer”, convida.

Hoje, projeto conta com parceria das igrejas Ágape, Universal, Batista, Santander, Banco do Brasil, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e outras instituições.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500