Hospital

hospital / noticias / noticia

Unimar e HBU podem contar com auxílio da Itália para hospital oncológico

Publicado 18/09/2017 ás 13h56


A Unimar (Universidade de Marília) recebeu, na última segunda-feira (21/08) a visita do senador italiano Fausto Guilherme Longo e durante a conversa e visita à universidade e ao HBU (Hospital Beneficente Unimar) o mesmo trouxe a possibilidade de realizar um intercâmbio de alunos entre a Itália e o Brasil, e ainda sinalizou com a possibilidade de conseguir investimentos italianos em equipamentos de ponta na área de oncologia.

“Sérgio Nechar é um amigo e conterrâneo de Piracicaba, que fez carreira na política brasileira (deputado federal) e eu na política italiana (senador). Nós vimos a possibilidade de fazer um intercâmbio entre o Brasil, mais precisamente a Unimar de Marília com as universidades italianas, no que diz respeito a instalação do hospital oncológico, que vai ser construído pelo reitor Márcio Mesquita Serva”, explicou.

Longo destacou ainda que a estrutura para esse intercâmbio já existe, por meio da ABHU, que é uma instituição filantrópica. “Isso torna a instituição apta para receber investimentos internacionais. A Itália tem tecnologia bastante avançada no combate ao câncer. Você imagina que o Brasil ainda pratica quase duas mil mastecnomias por ano. Já na Itália, há 16 anos são raros os casos de cirurgia. Eles têm equipamentos de tecnologia extremamente avançados de combate ao câncer que podem ser consorciados com a atividade da Unimar nesta questão do novo hospital”, ressaltou.

Diante disso, Longo esteve na Unimar e no ABHU para conhecer a estrutura disponível para viabilizar o Hospital Oncológico. “Ele (o hospital) ainda é uma casca de ovo vazia, mas nós pretendemos iniciar um processo de encantamento das instituições italianas, para que olhem com carinho a necessidade de investimentos e associação entre a Unimar e uma universidade italiana, (Universidade da Perugia), que é na região Umbria”, afirmou.

Segundo o senador italiano, o intercâmbio pode acontecer pela característica e interesse em implantar um cluster biomédico, uma vez que  empresas que produzem equipamentos médicos hospitalares sempre devem estar próximos a estes hospitais oncológicos. “O que o Nechar me propôs foi que eu seja um soldado na luta para atrair investimentos, tecnologia, acordo acadêmico, de cooperação técnica e cientifica, entre a Itália e a região de Marília. E é exatamente isso que estamos fazendo. É um primeiro contato, uma primeira visita e tenho absoluta certeza de que não vai faltar empenho no sentido de tornar isso uma realidade”, finalizou.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500