Hospital

hospital / noticias / noticia

Mais de 100 pacientes participam de nova etapa de cirurgia de catarata

Publicado 02/09/2017 ás 13h18


Cerca de 100 pacientes de Marília fizeram, na última segunda-feira, a cirurgia de catarata, dentro do programa de intensificação realizado pelo HBU (Hospital Beneficente Unimar), que teve início em 1º de julho, com previsão total de atender mais de 200 pessoas.

O ABHU oferece um atendimento diferenciado, com a utilização de lentes apropriadas, sendo essas as melhores disponíveis no mercado aos pacientes de Marília e região, doação de óculos de sol e colírio (antibiótico) por 30 dias a todos os atendidos. “A ideia é reduzir as chances de intercorrências. Dos mais de 200 operados todos já passaram pelo retorno, e não ocorreu nenhum caso de rejeição. Estamos muito felizes com os resultados. Com a cirurgia, as pessoas retomam a visão imediatamente e as condições de vida delas são melhoradas. É muito gratificante quando um paciente volta a enxergar”, destacou.

A senhora Helena Vergalin esperava ansiosa pelo procedimento. Eram 6h15 da manhã e ela já estava sendo preparada para ser levada ao centro cirúrgico. Ela destacou que estava esperando pela cirurgia há pelo menos três anos. “Eu estou esperando por esse tempo todo e as vistas já estavam ruins, com tudo embaçado. Atrapalha bastante eu fazer as atividades de casa”, destacou.

Maria Aparecida dos Santos, também de Marília, também passou pela cirurgia e destacou que a expectativa era bem grande. “Estou ansiosa para passar pelo procedimento, já que estou esperando há cerca de dois anos para operar. Essa iniciativa do ABHU com a Secretaria Municipal da Saúde de Marília foi muito boa, pois minha situação já estava difícil”, explicou.

O médico Fábio Vieira explicou que a cirurgia é bem simples, rápida e com anestesia local. “A cirurgia de catarata que fazemos aqui no ABHU é uma das mais realizadas do mundo, por meio de uma técnica chamada facoemulsificação, que utiliza anestesia local (colírio anestésico), com microincisões de no máximo dois milímetros, sem pontos ou curativos. Isso permite uma recuperação rápida”, explicou. O tempo de cirurgia é de no máximo cinco minutos.

Para fazer os procedimentos, a ABHU foi buscar uma equipe especializada e muito competente. “O compromisso da secretária da Saúde, Kátia Ferraz Santana, é que, após o término da campanha, tenhamos um número mínimo de cirurgias pactuadas com a secretaria, pois assim o município não enfrentará mais filas nesta especialidade. Atendemos casos de pacientes que esperavam há dez anos pela cirurgia”, explicou Márcia Serva.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500