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UPA da zona Norte recebe 100% de aprovação em avaliação quadrimestral

Publicado 03/08/2017 ás 18h30


Unidade foi avaliada em quesitos de qualidade de atendimento, quantidade de pacientes, realização de exames e outros procedimentos. A avaliação é feita por representantes da Secretaria Municipal da Saúde e da sociedade civil a cada três meses. Extraordinariamente o último levantamento avaliou os meses de março, abril, maio e junho.

Segundo o diretor administrativo da UPA, Luiz Doretto, a avaliação é feita com o objetivo de apurar o cumprimento dos procedimentos determinados no contrato com a Prefeitura de Marília. “Nós precisamos atender uma porcentagem do atendimento, (além de cumprir alguns indicadores de qualidade) para que possam ter direito a receber 100% dos recursos destinados à unidade. Caso algum dos itens avaliados fique abaixo do esperado, o repasse é menor”, explicou.

Doretto destacou que essa é a forma com que a administração avalia o trabalho da UPA, visando garantir o total atendimento aos pacientes. “O objetivo é um só: fazer com que as pessoas atendidas pela unidade tenham acesso a saúde de forma absoluta, com resolução dos problemas”, explicou.

O diretor explicou também que na semana passada a UPA da zona Norte recebeu a visita de técnicos do TCE (Tribunal de Contas do Estado), unidade de Presidente Prudente. Eles estiveram no local para “validar” visita anterior feita por outros técnicos, que aprovaram integralmente toda a estrutura da UPA Norte. “O TCE tem por critério enviar técnicos de outras cidades para fazer a verificação e a unidade foi aprovada”, ressaltou.

ACREDITAÇÃO / A UPA Norte deve implantar um sistema de qualidade denominado ONA (Organização Nacional de Acreditação), que consiste num sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Segundo Luiz Doretto, apenas uma Unidade de Pronto Atendimento do Paraná tem essa certificação. “Nós queremos ser a segunda do Brasil e a primeira do Estado de São Paulo a ter essa certificação de qualidade, que representa melhor qualidade ao paciente atendido pela unidade”, explicou.

. Extraordinariamente o último levantamento avaliou os meses de março, abril, maio e junho.

Segundo o diretor administrativo da UPA, Luiz Doretto, a avaliação é feita com o objetivo de apurar o cumprimento dos procedimentos determinados no contrato com a Prefeitura de Marília. “Nós precisamos atender uma porcentagem do atendimento, (além de cumprir alguns indicadores de qualidade) para que possam ter direito a receber 100% dos recursos destinados à unidade. Caso algum dos itens avaliados fique abaixo do esperado, o repasse é menor”, explicou.

Doretto destacou que essa é a forma com que a administração avalia o trabalho da UPA, visando garantir o total atendimento aos pacientes. “O objetivo é um só: fazer com que as pessoas atendidas pela unidade tenham acesso a saúde de forma absoluta, com resolução dos problemas”, explicou.

Doretto explicou também que na semana passada a UPA da zona Norte recebeu a visita de técnicos do TCE (Tribunal de Contas do Estado), unidade de Presidente Prudente. Eles estiveram no local para “validar” visita anterior feita por outros técnicos, que aprovaram integralmente toda a estrutura da UPA Norte. “O TCE tem por critério enviar técnicos de outras cidades para fazer a verificação e a unidade foi aprovada”, ressaltou.

 

ACREDITAÇÃO / A UPA Norte deve implantar um sistema de qualidade denominado ONA (Organização Nacional de Acreditação), que consiste num sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Segundo Luiz Doretto, apenas uma Unidade de Pronto Atendimento do Paraná tem essa certificação. “Nós queremos ser a segunda do Brasil e a primeira do Estado de São Paulo a ter essa certificação de qualidade, que representa melhor qualidade ao paciente atendido pela unidade”, explicou.

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