Hospital

hospital / noticias / noticia

Ministério da Saúde quer ‘regionalizar’ vestibulares para cursos de medicina

Publicado 17/04/2017 ás 19h49


A ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar) recebeu nesta quinta-feira (13/04) a visita do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, doutor Rogério Abdalla, do Ministério da Saúde. O compromisso fez parte da agenda de visitas que ele fez ao município, para conhecer a estrutura de saúde oferecida. O secretário anunciou, durante entrevista coletiva, mudança no sistema de vestibulares visando garantir vagas para alunos de medicina de forma regional. “Nós estamos estudando uma maneira de beneficiar os alunos da região para que eles tenham a oportunidade de fazer o curso de medicina e ficar na própria região”, destacou. A expectativa do secretário é de que 40% dos candidatos da região sejam beneficiados com a medida.

Segundo ele, garantindo a participação de candidatos de forma regional, será possível manter estes profissionais nas pequenas cidades, que tem carência de médicos. “Nós visitamos Pompeia e citamos ela como exemplo. Um aluno de Pompeia que se formar em medicina, vai continuar atendendo lá no município, garantindo qualidade no atendimento e oferta de profissionais”, explicou.

O reitor da Unimar (Universidade de Marília), Márcio Mesquita Serva, destacou que a medida é bastante importante, beneficiando também outros setores da economia regional. “Essa iniciativa é bastante positiva, uma vez que também traz desenvolvimento para as cidades, fortalece o setor industrial, a comunidade de uma forma geral”, disse.

Márcio Serva ressaltou ainda a importância de união de todos em torno da saúde pública. “Nós vimos de uma crise que vem de longa data e se todos colaborarem com o governo, nós podemos melhorar muito a saúde pública. Principalmente a saúde pública, por que na verdade quem sofre mais é quem tem menos. E nós estamos dispostos a trabalhar junto com a dona Kátia, com o Hospital das Clínicas, Santa Casa e inclusive os hospitais da região”, disse.

A diretora da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, destacou que essa situação já ocorre na região, principalmente com Pompeia. “Nós já vivemos essa realidade, uma vez que temos uma parceria muito grande com a prefeita Tina Januário e muitos profissionais que atuam em Pompeia são nossos ex-alunos”, ressaltou.

VISITA / Márcia Serva também apontou que a visita do secretário é bastante importante, para reforçar o pleito no sentido de ampliar o atendimento SUS (Sistema Único de Saúde). “Eu vou aproveitar essa oportunidade para mostra o nosso hospital, o nosso novo prédio e a estrutura que temos a disposição, para prestar um atendimento de qualidade aos pacientes SUS”, explicou.

A diretora também ressaltou a importância de trazer um representante do Ministério da Saúde para conhecer de perto a estrutura existente no município, além de conhecer as dificuldades enfrentadas pelos gestores na área da saúde. “E nós temos de aproveitar essa oportunidade para mostrar a estrutura do hospital, e ressaltar esse desafio que é nosso e do reitor Márcio Mesquita Serva, junto a Secretaria Municipal da Saúde e Ministério da Saúde, que é operacionalizar o nosso sonho de atender os pacientes. Nós temos o sonho de mudar aquela realidade do Hospital das Clínicas, que ainda permanece com pacientes nos corredores. Ela está muito próxima, se tivermos a ajuda de nossos agentes públicos. Por isso entendo que essa visita do doutor Rogério Abdalla é um grande avanço, uma vez que há vários anos não tínhamos a visita de um agente do Ministério da Saúde”, explicou.

A diretora destacou também que espera, ainda este ano, uma confirmação do Ministério da Saúde, no sentido de credenciar mais 60 leitos do Hospital Beneficente Unimar, inclusive 10 deles voltados para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por meio do SUS. 

PEDIDOS / A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, explicou que aproveitou a visita do secretário para deixar inúmeros pedidos que devem ser encaminhados ao Ministério da Saúde. “Claro que não poderíamos perder a oportunidade e encaminhar vários pedidos ao secretário. Não é possível destacar um específico, mas podemos ressaltar que todos são voltados a fazer com que Marília se consolide como referência regional em saúde, fortalecendo a nossa atenção básica e os nossos hospitais”, disse.

O secretário doutor Rogério Abdalla esteve no município para conhecer a estrutura de saúde oferecida aos pacientes. Segundo ele, mesmo antes de conhecer a estrutura do Hospital Beneficente Unimar, já era possível destacar que a estrutura existente na cidade é muito boa. “Em vista de situações que vemos no país, podemos dizer que Marília está muito bem dotada de estrutura de saúde”, ressaltou.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500