Hospital

hospital / noticias / noticia

Funcionários fazem curso sobre sistema de informações hospitalares

Publicado 30/03/2017 ás 13h05


Funcionários do HBU (Hospital Beneficente Unimar) participaram, na última terça-feira (28/03) de um curso sobre TabWin, ferramenta de tabulação desenvolvido pelo DataSUS, que permite a obtenção e análise dos dados dos sistemas de informações do SUS (Sistema Único de Saúde). O curso envolve 25 pessoas, sendo que 11 são do HBU. Também estiveram presentes participantes de Londrina (PR), Assis, Tupã e outras cidades da região. O curso é uma iniciativa da Audisa Consultores, em parceria com a Unimar (Universidade de Marília) e HBU. As aulas foram dadas no Bloco 11 da Unimar (Laboratório de Informática), no período das 9h às 17h.

O TabWin é um sistema que permite o entendimento das aplicações práticas da ferramenta de tabulação, oferecendo aos gestores e público interessado na área da saúde obterem e analisarem com rapidez e objetividade os dados dos sistemas de informações do SUS (Sistema Único de Saúde).

Por meio do sistema, os hospitais mantem atualizados todos os dados sobre o atendimento prestado por meio do SUS. Essas informações são importantes para a manutenção do Cebas (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social). Por meio do TabWin os responsáveis pelos hospitais têm condições de informar todos os dados relativos aos atendimentos SUS, que são repassados aos gestores dos municípios. A partir destes dados, é verificado se está sendo cumprida a porcentagem de 60% do atendimento SUS, que é exigido pelo Cebas.

O sistema permite inclusive que haja o acompanhamento relativo aos dados informados. Todos os hospitais têm prazo para repassar as informações aos gestores, que têm três meses para informar ao SUS. O atraso de qualquer um dos envolvidos pode acarretar em problemas no momento de analisar se a porcentagem está sendo cumprida.

Participaram do curso funcionários dos setores de faturamento, financeiro, auditoria, enfermagem, contabilidade e outros. A participação dos colaboradores é fundamental para que cada um saiba da importância sobre o fornecimento dos dados e, principalmente, do papel de cada um dentro do sistema.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500