Hospital

hospital / noticias / noticia

Profissionais do HBU fazem curso de preceptoria no SUS

Publicado 29/03/2017 ás 17h52


Nos dias 29 e 30 de março começam as aulas do curso de Especialização em Preceptoria para o SUS (Serviço Único de Saúde) promovido pelo IEP/HSL (Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês). Cinco profissionais do HBU (Hospital Beneficente Unimar) participam deste curso, que tem o objetivo de melhorar a formação dos profissionais no atendimento aos pacientes do SUS.

Os profissionais classificados na seleção realizada pelo Sírio Libanês são das áreas de odontologia, enfermagem, medicina, psicologia e nutrição. O programa, tem aulas de EAD (Educação à distância) e presenciais, por meio de teleconferências, sendo que as reuniões são mensais. A duração do curso é de oito meses (de março a novembro). 

A especialização é uma exigência do Ministério da Saúde e garante aos profissionais participantes a especialização em preceptoria para formar na prática profissionais para o atendimento SUS. O curso faz parte do conjunto de iniciativas educacionais dos projetos de apoio ao SUS aprovados para o triênio 2015-2017 para execução pelo IEP/HSL, fruto de parceria com o Ministério da Saúde, Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) em acordo com as diretrizes do Proadi-SUS (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).

O intuito do programa é capacitar o preceptor para orientar a organização das práticas voltadas à construção de um cuidado integral, eficiente, efetivo e seguro, pautado pela garantia de acesso, continuidade e qualidade da atenção à saúde, especialmente por meio da aplicação de ferramentas e dispositivos da gestão da clínica. 

Busca também, facilitar processos de aprendizagem, promovendo o pensamento crítico e reflexivo, além de desenvolver ações educacionais ancoradas nas teorias interacionistas da aprendizagem, na metodologia científica e na dialogia, a partir da identificação de necessidades de aprendizagem da equipe, do participante e do próprio educador.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500