Hospital

hospital / noticias / noticia

Recebido Certificação Ouro do Prog. de Revitalização de Hospitais Filantrópicos

Publicado 06/02/2017 ás 16h07


A Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) conquistou nesta semana o Certificado Ouro do Programa de Revitalização de Hospitais Filantrópicos da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Com índice de 97,8% de melhoria na gestão hospitalar, a ABHU alcançou um recorde superando diversos hospitais de diversas localidades do Estado.

Na cerimônia de certificação realizada na sede da CPFL em Campinas formaram a comitiva do Hospital a superintendente Márcia Mesquita Serva Reis, o Diretor Assistencial de Saúde, Luiz Fernando Fregatto, o Gerente de RH José Ricardo Húngaro Precioso e a Assessora da Superintendência, Rosemeire Correa de Santana. A equipe recebeu o certificado das mãos de Paulo Carrara de Castro, coordenador de projetos do Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo (CEALAG), parceira da CPFL e uma das organizadoras do projeto.

Em seu discurso, Castro destacou o objetivo do programa de profissionalizar a gestão dos hospitais filantrópicos localizados nas áreas de atuação da CPFL Energia e melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. “Com um caráter inovador e pioneiro, o Programa aplica à gestão hospitalar os fundamentos e critérios de excelência da gestão, tal qual sistematizados e difundidos pela Fundação Nacional da Qualidade (MEG-FNQ) como estratégias e planos, gestão de pessoas, gestão do conhecimento, relação com a sociedade, relação com clientes, gestão por processos e resultados”, explica.

O programa conta com parceiros especializados como o CEALAG, a FEHOSP (Federação dos Hospitais Filantrópicos de São Paulo), Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e CQH (Compromisso pela Qualidade Hospitalar). O tempo médio de duração de cada edição do Programa é de dois anos e nesse período é oferecida, a cada instituição participante, consultoria direta do CEALAG.

Em trabalho conjunto, gestores e consultores formam comitês regionais de hospitais filantrópicos, constroem o planejamento estratégico anual, criam ou revisam indicadores administrativos e financeiros, assistenciais e de qualidade, de satisfação dos clientes internos e externos, de procedimentos do corpo clínico e de enfermagem, de ética médica, ambientais e sociais, de atuação multiprofissional e de utilização da infraestrutura, entre outros. Com 40% de melhorias a Instituição recebe o certificado Bronze, enquanto com 60% recebe a certificação prata. Acima dos 80% de melhoria é dado a certificação Ouro.

Para a superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis a certificação ouro coroou dois anos de intenso trabalho. “Chegamos a um nível altíssimo de gestão hospitalar. Qualificamos a segurança do paciente através de vários mecanismos, implantamos protocolos de procedimento e cirurgia segura de acordo com padrões internacionais, revitalizamos os setores de lavanderia e nutrição e criamos um anfiteatro para capacitação dos colaboradores. Ser um dos hospitais mais qualificados de todas as fases do programa é realmente um orgulho”, comenta.

O programa está em expansão pelo Estado. A primeira fase contemplou as regiões de Franca e Piracicaba, na segunda fase as regiões de Araraquara, Araçatuba, Baixada Santista, Bauru, Jaú, Ribeirão Preto e Sorocaba, na terceira fase as regiões de Campinas e São José do Rio Preto e agora, na quarta fase, Marília e Barretos.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500