Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital Beneficente Unimar participa de congresso da Fehosp

Publicado 02/10/2015 ás 09h26


O evento durou uma semana e contou com a presença de representantes do HBU

A última semana foi bastante importante para a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo). Com o tema "Reavaliar Relações e Apostar no Sucesso", o 14º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar, o Audhosp foi realizado em Águas de Lindóia. O evento foi promovido pela Fehosp e contou com 570 inscritos. Os participantes foram recepcionados na abertura oficial por toda a comissão científica do evento e pelo diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, que destacou a importância deste encontro. “O faturamento de uma Santa Casa ou hospital filantrópico é a base de uma gestão clara e eficiente dos recursos que são disponibilizados às instituições. Por isso, a atividade desenvolvida por cada um de vocês é fundamental para garantir o funcionamento das entidades", disse Rogatti.

O evento discutiu, ao longo da semana, temas importantes principalmente para os setores administrativos e financeiros de hospitais beneficentes e Santas Casas. Uma das palestrantes do evento, Adelina Maria Melo Feijao, do Ministério da Saúde do Mato Grosso do Sul (MS), falou sobre a importância de se entender o Sistema Nacional de Auditorias e incorporá-lo como uma ferramenta de gestão nos hospitais.

Outro assunto tratado pelo evento foi a utilização de sistemas de informação pelas instituições de saúde. Segundo Luis Antônio Preto, gerente de processamentos da produção SUS da Secretaria Municipal de Saúde de SP, um dos maiores problemas do funcionamento desses sistemas é a falta de interação entre processos como: controle, autorização, pagamento, indicadores, etc. No entanto, ele se mostra otimista com a forma como esses recursos tecnológicos podem ajudar esses hospitais nas dinâmicas de trabalho.

Na sexta-feira (18/09), a mesa do Audhosp debateu o financiamento das ações e serviços de saúde, discutindo qual é a responsabilidade de cada ente federado e do prestador. Os palestrantes Marcos Estevão Calvo, secretário municipal de saúde de Santos (SP), e Pascoal Marracini, presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), ainda falaram sobre o ônus do atendimento, a gestão dos recursos e a obrigação de aprender e corrigir erros.

Rodrigo Paiola, diretor administrativo do Hospital Beneficente Unimar, voltou do evento com um saldo positivo. “Esse tipo de evento é muito importante para a gente. Aqui no HBU nós valorizamos a participação em congressos, feiras e palestras porque isso sempre contribui de alguma forma, sempre encontramos algo que podemos trazer para nossa realidade e garantir que o atendimento e os serviços prestados pelo hospital sejam cada vez melhores”.

Fotos: Fehosp


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500