Hospital

hospital / noticias / noticia

HBU sedia módulo de treinamento da Cealag

Publicado 20/05/2015 ás 22h19


Por Lucas Esteves

Ontem (19/05), o Hospital Beneficente Unimar (HBU) participou de mais um Módulo de Treinamento – Gestão de Processos organizado pela Cealag (Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo). O evento faz parte do Programa de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, que também conta com a parceria da CPFL e da FEHOSP (Federação dos Hospitais Filantrópicos de São Paulo). Dessa vez foi o próprio HBU que sediou o evento, que foi realizado no Bloco IX da Unimar.

Esteve presente no evento a diretoria do hospital junto a algumas lideranças, além de membros gestores de vários hospitais filantrópicos da região. A palestra ministrada por Luis Otávio Barbosa Viana, enfermeiro e consultor do Cealag na área de gestão em saúde, falou sobre os diversos aspectos de Gestão de Processos dentro da realidade hospitalar. “A importância de falarmos desse assunto é que gestão de processos é o dia-a-dia da melhoria, do aperfeiçoamento e da qualidade de todos os hospitais”, explicou Viana. Além disso, o assunto é um dos tópicos previstos pelo programa de revitalização.

O evento começou procurando esclarecer o significado de “processos” e o que são eles dentro de um hospital. Viana explicou que o conceito basicamente consiste em uma maneira pela qual insumos são trabalhados, visando a obtenção de um produto final. Dentro disso, os elementos básicos de um processo são as informações e conhecimentos de entrada, as normas, os recursos e o produto de saída, tudo funcionando e se adaptando conforme as expectativas e necessidades do cliente. Entre as características que fazem um processo ser considerado adequado, Viana citou adaptar-se facilmente a mudanças, ser eficiente, padronizado e mensurável. Além disso, a palestra também procurou explicar os três tipos de serviço existentes: processos finalísticos, de apoio e gerenciais. “Gestão de processos é rever, readequar e padronizar rotinas através do reconhecimento e utilização de boas práticas”, explicou o consultou.

O Hospital Beneficente Unimar ingressou no programa no final de 2014. O programa adapta para a realidade de um hospital os fundamentos e critérios que levam uma gestão a ser considerada excelente. Ele já conta com três edições, separadas por regiões. Ao todo, já são mais de 70 hospitais beneficiados em todo o estado. O tempo médio de duração do programa é de 2 anos e a expectativa é a certificação do HBU como hospital filantrópico com práticas de gestão de excelência.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500