Hospital

hospital / noticias / noticia

HBU dá início a projeto de educação permanente

Publicado 15/04/2015 ás 22h49


A diretoria de ensino, pesquisa e extensão realizou palestra para apresentar o projeto

Por Lucas Esteves

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) realizou hoje (15/04) uma palestra para apresentar aos líderes de setor o novo projeto de Grupo de Facilitadores e Educação Permanente, organizado pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição. O projeto tem como fundamento uma nova forma de organizar e analisar os processos de trabalho cotidianos do hospital, garantindo que eventuais problemas sejam identificados, discutidos e resolvidos da forma mais eficaz possível.

Ministrada pela Dra. Maria Elizabete da Silva Hernandes Correa, diretora de ensino e extensão, a palestra apresentou e explicou aos líderes do hospital como o projeto funcionará. “Hoje a gente sabe que processos de educação contínua com cursos que são por conta própria geram pouca eficácia para dentro do trabalho. Então, os serviços de saúde têm investido em processos de educação permanente, onde o trabalhador, em grupos menores com o facilitador, possa discutir os problemas do processo de trabalho cotidiano”, explica Correa.

A primeira fase consistirá na seleção e formação dos futuros facilitadores: funcionários do hospital que ficarão responsáveis por gerenciar os grupos de discussão que irão analisar os trabalhos realizados no HBU. O curso de formação terá carga horária de 40 horas e irá capacitar os facilitadores a montarem esses grupos, que poderão abranger um ou mais setores.

O projeto de educação permanente consiste em capacitar os colaboradores do hospital em cima das necessidades identificadas dentro desses grupos, de modo a trazer o maior benefício possível para a instituição. A prática é um requisito para a re-certificação dos hospitais de ensino, mas deverá trazer grandes benefícios ao HBU. “Eu acredito que o hospital vai ter um ganho enorme com a formação dos facilitadores que iremos começar nesse momento, e que eles possam desencadear, para um futuro a médio prazo, que 100% dos nossos colaboradores estejam em processo de educação permanente”, afirma a Dra. Maria Elizabete.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500