Hospital

hospital / noticias / noticia

Palestra orienta funcionários do HBU sobre a dengue

Publicado 05/04/2015 ás 22h57


O infectologista Edson Melo falou sobre a doença, seus tipos e tratamentos

Por Lucas Esteves

 

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) promoveu, na última semana, uma palestra sobre o problema com o grande número de casos de dengue em Marília. Ministrada pelo infectologista Dr. Edson C. Melo e realizado pela parceria entre o Departamento de Recursos Humanos, a Comissão de Controle de Infeção Hospitalar (CCIH) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o evento teve como objetivo informar e conscientizar os funcionários do hospital sobre as formas de prevenção à doença, os tipos diferentes, sintomas e formas de tratamento específicas.

A grande motivação do evento é o número preocupante de casos da doença na cidade. A dengue é, das infecções causadas por arbovírus (vírus que são transmitidos por insetos, como o mosquito Aedes aegypti), a mais comum, com grande incidência no Brasil. Além disso, segundo pesquisas apresentadas por Melo durante sua explanação, esse quadro tende a piorar, tornando-se também mais frequente a ocorrência da Febre Hemorrágica da Dengue, a manifestação mais grave da doença.

Dentre os vários fatores que podem significar uma maior gravidade da dengue, os principais são a infecção sequencial (contrair a doença mais de uma vez), a maior virulência dos diferentes subtipos do vírus e alguns tipos de suscetibilidade individual, como fatores alimentares. Os principais sintomas que devem ser observados são febre, dores de cabeça e náuseas. O tratamento para o estágio menos grave é repouso, hidratação e uso de antitérmico. Quando observados sintomas mais graves, como manifestações hemorrágicas, é indicado internação hospitalar.

A palestra, realizada no bloco 9 da Unimar, orientou os funcionários para o atendimentos dos casos mais sérios da dengue, que exigem atendimentos hospitalar e, algumas vezes, internação do paciente.

É importante lembrar que a principal forma de prevenção da doença é o combate ao mosquito através da conscientização da população para que evitem manter possíveis criadouros do Aedes aegypti em casa. Garantir que não haja focos de água parada, fazer a limpeza das calhas e caixas d’água são algumas das medidas preventivas.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500