Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital Beneficente Unimar recebe novos médicos residentes

Publicado 11/03/2015 ás 08h24


Esta é a terceira turma a ingressar no programa oferecido pelo hospital

Lucas Esteves

Na última semana, o Hospital Beneficente Unimar (HBU) recebeu os aprovados no Programa de Residência Médica da instituição. A recepção aconteceu na segunda-feira (02), três dias depois da formatura da turma de 2013. Os selecionados, que se inscreveram entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, passaram por três fases: uma prova escrita, uma prova prática e uma entrevista com análise de currículo. “Nós abrimos o edital no dia 17 de dezembro e até o dia 20 de janeiro tivemos 70 inscritos. Tivemos 100% de adesão na prova”, contou Elaine Gianini, secretária da Comissão Nacional de Residência Médica (Coreme).

O resultado do processo seletivo foi divulgado no dia 28 de janeiro e as matrículas ficaram abertas do dia 02 ao 06 de fevereiro. Foram, ao todo, 20 vagas abertas em 10 áreas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Radiologia, Anestesiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Medicina Intensiva. “Cada programa atende a um cronograma de atividades e cada cronograma é passado pela Comissão de Residencia Médica, avaliado e autorizado”, disse Gianini.

Apesar de recente, o programa de residência do HBU é muito procurado pelos recém graduados. Tanto os alunos de Marília quanto aqueles que vêm de fora buscam o programa por conhecerem a estrutura do hospital. É o caso de João Lucas de Figueiredo Faria, novo residente de Cirurgia Geral, que veio de Curitiba para participar do programa: “eu já sabia das boas condições de residência e da qualidade da estrutura e tudo isso influenciou minha escolha”. Ricardo Haddad, residente de Radiologia, por outro lado, cursou a graduação na própria Unimar e já sabia que queria continuar os estudos no HBU. “Conheço grande parte do corpo docente e dos médicos que compõem a grade de profissionais do hospital e a minha intenção era cursar a residência em um hospital que tivesse uma boa estrutura, um bom corpo docente e principalmente uma boa relação entre médico e paciente, e isso é muito visto aqui dentro do hospital universitário”, contou Haddad.

Daqui para frente, os residentes serão constantemente avaliados, na teoria e na prática, para ao fim se formarem nas suas áreas específicas. A expectativa dos alunos é que a estrutura e organização do hospital sirvam para aprimorar seus conhecimentos. “Eu espero evoluir minha curva de aprendizagem em Cirurgia Geral e conseguir uma boa formação como cirurgião”, concluiu Faria.


.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500