Hospital

hospital / noticias / noticia

Criado Manual de Orientação para cuidadores habituais

Publicado 21/08/2014 ás 17h03


Visando oferecer mais instrução para cuidadores de um modo em geral, que necessitam assessorar os clientes da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, após as internações médicas necessárias, e que requerem cuidados especiais em ambiente domiciliar, a Equipe Multidisciplinar do hospital de ensino mariliense elaborou o “Manual de Orientação de Cuidados com o Paciente em Ambiente Domiciliar”, numa parceria com os cursos de medicina e enfermagem da Universidade de Marília (Unimar). “Um documento importante e que ajudará, e muito, familiares que normalmente assistem um ente da família após uma internação no hospital”, comentou o diretor administrativo da ABHU de Marília, Rodrigo Paiola, que considerou válida a iniciativa.

A Equipe Multidisciplinar conta com a participação frequente de mais de 25 pessoas, entre enfermeiros, médicos, residentes, acadêmicos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos, entre outros, que discutem questões práticas e corriqueiras no ambiente hospitalar. “O grupo se reúne constantemente para discutir as melhores linhas de cuidados para cada paciente dando prioridade para os casos mais graves”, disse a secretária da comissão, Elaine Aparecida do Prado Gianini. “Percebemos a necessidade do cuidador ter em mãos um material para poder recorrer, sempre que necessário, para cuidar melhor da pessoa que está se recuperando em casa de alguma intervenção médica”, disse a secretária da Equipe Multidisciplinar. “Normalmente este cuidador não sabe o que fazer em determinados casos, e retorna com o “enfermo” para o hospital para cuidados elementares”, completou Elaine Aparecida do Prado Gianini.

O material foi produzido por acadêmicos do 9º termo de enfermagem: Adriele Telles, Francine de Moura, Leisi Sossolote, Paula Thamara, Patrícia Aires e Tâmara Ritz, orientados pela professora e enfermeira Eleny Rosa Guimarães. “A proposta é produzir uma grande quantidade de exemplares do manual e distribuir aos acompanhantes com o convênio pelo Sistema Único de Saúde (Sus), num primeiro momento e posteriormente em todo o hospital”, explicou Elaine Aparecida do Prado Gianini que apresentará o projeto em desenvolvimento para a diretoria para os devidos investimentos na produção do manual que por enquanto conta com seis páginas, que apresentam questões como: Por que lavar as mãos; Dietas Assistidas; Sonda Nassogástrica; Traqueostomia; Sonda Vesical de Demora; Úlcera por Pressão; Como desfazer o curativo das escaras; Posições para prevenir úlceras por pressão e cuidados no domicílio, entre outros assuntos.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500