Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU destaca o Dia do Assistente Social

Publicado 24/06/2014 ás 16h30


O assistente social na área hospitalar é de fundamental importância para o relacionamento com o público em geral. A consciência é do diretor administrativo da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, Rodrigo Paiola, ao destacar a celebração do Dia Nacional do Assistente Social, comemorado nacionalmente dia 15 de maio. “Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade”, disse o dirigente do hospital de ensino de Marília. “A atuação dele é muito ampla: o assistente social deve estar onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável, em todos os sentidos”, comentou ao considerar importante a presença deste profissional na área da saúde, principalmente num hospital diversificado como é o caso da ABHU. “Atendemos dezenas de convênios e também o sistema público de saúde”, comparou.

Segundo Rodrigo Paiola uma vez desenvolvendo um tratamento humanizado entre os clientes do hospital mariliense, é preciso oferecer todas as condições para que os pacientes sintam que estão recebendo um atendimento completo. “O assistente social é responsável por atuar diretamente com a família dos pacientes”, explicou o diretor hospitalar. “É um trabalho de acolhimento que faz toda diferença para quem está passando por um momento difícil”, disse. “A assistência social atua em todas as áreas do Hospital: Pronto Atendimento, Centro de Terapia Intensiva, Assistência, dentre outras”, falou ao ressaltar a importância do profissional no trabalho de conscientização entre os pacientes e familiares sobre as rotinas e normas do hospital.

De acordo com Stella Russo Falcão, assistente social da ABHU de Marília, a doença desestrutura não só o físico, mas emocionalmente o paciente e a família, e que o Assistente social atua como elo entre estas pessoas vulneráveis emocionalmente e a instituição, bem como a equipe multidisciplinar e a comunidade local. “O assistente social com as habilidades técnicas incentiva-os a verbalizar dúvidas existentes junto aos profissionais que os assistem, a fim de detectar problemas ou dificuldades, visando atenuar e minimizar as intercorrências no decorrer do tratamento”, comentou a profissional ao enfatizar que o objetivo principal desta rotina é contribuir para o bom atendimento aos doentes, fomentar a humanização dos serviços, promover a eficácia e qualidade e, reforçar a acessibilidade. “Além de melhorar o canal de comunicação entre os setores, possibilitando “nivelar” as necessidades e expectativas dos pacientes e funcionários e, conseqüentemente, um trabalho mais articulado visando o melhor atendimento ao nosso paciente”, comentou.

De acordo com Stella Russo o assistente social na área da saúde presta assistência social aos pacientes, estabelecendo plano de intervenção; incentiva o paciente a participar do tratamento de saúde; estimula a reflexão com a família sobre a importância do envolvimento e apoio no tratamento de saúde do paciente; ajuda a implantar e executar o trabalho educativo com grupos de pacientes e/ou familiares; orienta a população usuária em relação aos recursos da comunidade (INSS, Conselho Tutelar, Estatuto do idoso etc..); mantém contato com organizações institucionais/sociais, convênios, tendo em vista mais esclarecimentos aos pacientes sobre os serviços disponíveis. “Procuramos orientar a população a procedimentos, normas e rotinas e informações do hospital facilitando ou amenizando o processo difícil e muitas vezes traumático que é o de estar internado, ou ser familiar de alguém que está em atendimento hospitalar”, disse a assistente social da ABHU de Marília.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500