Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU destaca atividade profissional

Publicado 24/06/2014 ás 15h36


A diretoria da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília destacou a atividade profissional do enfermeiro, na comemoração ao Dia do Enfermeiro, celebrado nacionalmente sempre no dia 12 de maio. “O mercado de trabalho conta com muitos profissionais a cada ano, o que aumenta a concorrência”, disse a superintendente do hospital mariliense, Márcia Mesquita Serva Reis ao considerar a função como fundamental na qualidade de vida das pessoas em geral. “Mas abrem-se novas frentes de trabalho, principalmente na área de saúde da família que vem crescendo muito, fazendo com que o enfermeiro seja obrigado a cada vez mais ser especialista”, comentou a dirigente mariliense.

Geralmente em hospitais, o profissional é contratado como assistente, para depois ocupar o cargo de enfermeiro. Dentre as especializações mais aquecidas estão enfermagem neonatal, cardiologia, nefrologia, emergência e UTI de adultos. “Muitas grandes empresas contratam o profissional para atuar na área de saúde do trabalhador e em ambulatórios”, falou o coordenador de enfermagem da Associação Beneficente Hospital Universitário, Luiz Fernando Fregatto. “Sul e Sudeste concentram os maiores empregadores. Norte e Nordeste são carentes de enfermeiros obstetras”, exemplificou o enfermeiro coordenador da ABHU, que também enxerga um campo amplo para o desenvolvimento da profissão.

Dentro da atividade de enfermeiro, segundo Luiz Fernando Fregatto, existem vários tipos de especialidades como: Enfermagem geral; Enfermagem geriátrica; Enfermagem médico-cirúrgica; Enfermagem obstétrica; Enfermagem pediátrica; Enfermagem psiquiátrica; Enfermagem de resgate; Enfermagem de saúde pública; Enfermagem do trabalho; Ensino; Gestão da qualidade; Gestão de projetos e Pesquisa clínica. “O campo da enfermagem é muito amplo e qualquer profissional pode se desenvolver muito bem em qualquer uma destas áreas, pois a demanda existe e sempre tende a crescer”, falou o coordenador de enfermagem da ABHU de Marília.

A PROFISSÃO – Segundo Luiz Fernando Fregatto “Enfermagem” é a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. “Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria”, ressaltou o coordenador hospitalar mariliense. “Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida”, argumentou ao enfatizar que o profissional de enfermagem trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros). “O enfermeiro é responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos”, falou. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Segundo ele, um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. “O licenciado está apto a ministrar aulas teóricas e práticas em cursos técnicos, sejam de nível médio, seja em escolas profissionalizantes, para formar auxiliares de enfermagem”, comentou o coordenador de enfermagem da ABHU de Marília.

 


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500