Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU promove evento de esclarecimento

Publicado 23/04/2014 ás 14h05


Visando aproveitar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado sempre no dia oito de abril, a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, realizou encontro entre funcionários e convidados no sentido de orienta-los quanto aos cuidados necessários para se combater o câncer em todos os sentidos. “Uma doença em que todos nós estamos ameaçados, por se tratar de algo que envolve as células, portanto qualquer um pode ser surpreendido se não houver a prevenção”, comentou Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da ABHU de Marília ao considerar o evento válido. “Quanto mais informações as pessoas tiverem sobre a doença, presume-se que menores serão os riscos”, acredita a dirigente hospitalar.

De acordo com Elaine C. de S. Cordeiro, psicóloga do Departamento de Recursos Humanos do hospital mariliense, o evento realizado na ABHU de Marília teve como foco mostrar com detalhes como o câncer se desenvolve e alertar para os cuidados sobre: câncer de próstata, câncer de mama, câncer de pele, leucemia, câncer infantil, câncer de pulmão, câncer nos ossos, câncer na bexiga e anal, câncer no collon do útero, câncer no pâncreas e linfoma. “Para cada uma dessas doenças, foram apresentadas alternativas preventivas”, comentou Elaine Cordeiro ao convidar a médica Marcia Aparecida Momesso Lopes, hematologista, para apresentar com riqueza de detalhes o desenvolvimento do câncer. “Todos os participantes receberam um laço com determinada cor que apresentava a doença e os sintomas e ações preventivas”, completou Elaine Cordeiro.

Segundo a médica hematologista muitas pessoas não resistem ao fortíssimo tratamento de quimioterapia que é altamente agressivo, por eliminar todas as células defeituosas. “A quimioterapia é comporta por medicamentos cuja a função é atuar nas celular dos tumores, destruindo-os ou controlando o desenvolvimento, interferindo assim, no crescimento e multiplicação desordenada das células”, explicou a especialista. “Quando o linfoma se desenvolve, os gânglios ou ínguas tendem a crescer e se aglomerar em grupos, principalmente nas axilas, no pescoço, virilha e região abdominal”, comentou. “Os gânglios dos linfomas aparecem sem que haja nenhuma infecção no local, crescem progressivamente e não costumam ser quentes, inflamados, nem dolorosos”, explicou Marcia Aparecida Momesso Lopes.

Para Elaine Cordeiro o importante é que os funcionários da ABHU saibam perceber qualquer anormalidade e que previnam qualquer tipo de câncer. “Anemia, palidez, dores prolongadas e agudas, sangue nas fezes e urina, diarreia, tontura, febre e perda de peso, são alguns dos sintomas que devem ser discutidos com um médico”, disse a psicóloga do departamento de recursos humanos da ABHU de Marília. “Boa alimentação, ginásticas constantes, auto exame e o uso de filtro solar ajudam muito no combate de alguns tipos de câncer”, acrescentou ao considerar importante a realização de uma atividade específica no Dia Mundial de Combate ao Câncer. “A data serve exatamente para que façamos uma reflexão e que, pelo menos neste dia, façamos algo para prevenir essa doença que muitas vezes é fatal”, comentou Elaine Cordeiro.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500