Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU participa de curso sobre estatística

Publicado 22/04/2014 ás 14h21


Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento profissional na análise do processo de Estatística Hospitalar, o diretor administrativo da Associação Beneficente do Hospital Universitário (ABHU) de Marília, Rodrigo Paiola, e o gerente financeiro do hospital mariliense, Luis Carlos Doreto Júnior, participaram na cidade de Bauru, do Curso sobre Estatística Hospitalar, organizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Fehosp). “Estamos constantemente buscando ampliar os conhecimentos administrativos para simplificar as operações e torna-las mais eficazes”, disse Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente do hospital universitário. “Somente com conhecimento específico iremos criar uma nova cultura administrativa dentro do hospital”, defendeu a dirigente mariliense que mensalmente envia pessoal da instituição para cursos frequentemente.

Este curso teve como instrutor Eduardo Martinho, administrador, com especialização em administração hospitalar e saúde pública com MBA em Gestão Empresarial e Mestrado em Liderança e Doutorado em Bioética. “Sem dúvida uma autoridade no assunto”, comentou Rodrigo Paiola que considerou o evento muito interessante. “A administração hospitalar tem muitas nuances que somente com a busca de novas ferramentas que percebemos a complexidade do sistema que aparentemente é simples”, disse o dirigente hospitalar mariliense. “O Eduardo Martinho sabe o que diz, afinal, é professor nos cursos de especialização em administração hospitalar e saúde pública na São Camilo, Unicid, Inesp e FMU”, acrescentou o diretor administrativo da ABHU de Marília ao mostrar o grau de conhecimento apresentado no curso.

Durante oito horas discutiu-se sobre os processos atuais de estatística, tanto dos serviços privados quanto do Sistema Único de Saúde. Foram apresentados modelos atuais e novas propostas para a prática da auditoria nos serviços de saúde, além de estatísticas em saúde pública como: taxa de mortalidade, cobertura, concentração, rendimento, efetividade, eficácia e eficiência, bem como estatísticas em hospitais como: paciente-dia, taxa de ocupação, média de permanência, giro do leito e rotatividade de pessoal. “Foram apresentados, também, conceitos e métodos estatístico, principalmente como mensurar indicadores, índices internos, coeficientes e taxas”, disse Luis Carlos Doreto Júnior ao comentar sobre o curso e mostrar as dezenas de gráficos criados e que serão utilizados. “Inclusive foi feita uma atualização sobre algumas terminologias hospitalares com base na portaria 312 de 30 de abril de 2002 do Ministério da Saúde”, complementou.

De acordo com Márcia Mesquita Serva Reis a proposta da ABHU de Marília é contar com um modelo de gestão hospitalar moderno, prático e funcional. “Somos um hospital moderno e temos que seguir essa linha, até porque contamos com pessoal capacitado, estrutura interna e atividade intensa”, afirmou a dirigente que tem promovido uma série de transformações no processo gerencial. “Estamos passando por uma reformulação conceitual, estrutural e de comportamento”, defendeu ao contratar pessoal especializado para determinadas áreas e utilizar sistemas informatizados de gestão.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500