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Hospital ABHU inicia procedimentos de pesquisa

Publicado 16/04/2014 ás 16h41


Depois de realizar uma ampla pesquisa de satisfação com os clientes do hospital universitário da mantenedora Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, alguns coordenadores de setores foram reunidos para a primeira reunião de análise sobre a criação de um “plano de ação”, quanto a alguns resultados apontados em recente pesquisa realizada. “Depois de saber o que o cliente pensa sobre a instituição, agora é preciso articular ações que venham a melhorar a performance do hospital diante do que foi apresentado por aquele que é o maior beneficiado: o cliente”, disse Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da ABHU de Marília. “Baseados em algumas respostas da pesquisa vamos melhorar o que foi citado”, resumiu.

A criação de normas dentro do plano de ação sobre as respostas da pesquisa de satisfação, será baseada no trabalho de apontar: as etapas a serem desenvolvidas, as justificativas, em que setor elas serão implantadas, o tempo de duração para ser concluída, quem serão os responsáveis, quais os métodos que serão utilizados e os custos que serão exigidos. “Vamos criar uma ferramenta que será utilizada em todo o planejamento”, disse a gerente de hotelaria, Veralice Tinós, que coordena a atividade dentro do hospital de ensino. “Não estamos inventando, e sim utilizando metodologia que já é utilizada em grandes empresas”, comentou a especialista ao entregar o formulário que será utilizado para a execução da tarefa a cada participante. “Vamos distribuir funções”, frisou.

De acordo com Veralice Tinós a criação de um plano de ação é importante, pois, esclarece dúvidas, agiliza o processo de atividade a ser desenvolvida, contribuindo para o desenvolvimento e competitividade do hospital. “É possível criarmos um mecanismo de comunicação eficaz entre os envolvidos”, falou ao citar exemplos de como a comunicação interna é importante e todos os sentidos. “Precisamos uns dos outros para que o objetivo final seja conseguido”, acrescentou a gerente de hotelaria do hospital universitário. “Este primeiro encontro é para treinar o pessoal a desenvolver o plano de ação”, falou ao auxiliar os participantes sobre o que deve ser identificado na ação desejada, como propor soluções e constatar se os custos aplicados são o ideal.

Para Veralice Tinós uma vez pronto o Plano de Ação, o mais importante e coloca-lo em prática. “Daí a necessidade de saber o que se precisa, criar uma ação em que haja coordenação, acompanhamento e controle”, apontou ao resumir tudo isso em um processo de gestão. “Temos alguns itens na pesquisa que exigirão mudanças de hábitos e costumes dentro do hospital em que o maior beneficiado será o nosso cliente que está mostrando onde precisamos tomar mais cuidados, para uma qualidade no atendimento seja o desejado”, disse ao iniciar os primeiros procedimentos quanto a enfermagem, refeitório e orientação aos clientes. 


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