Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU comemora o Dia Nacional com ação

Publicado 16/04/2014 ás 15h51


Numa parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp-Marília), Laboratório de Disfagia da Unesp-Campus Marília (Ladis), Universidade de Marília (Unimar) e Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), aconteceu durante toda a quinta-feira, dia 20, atividades em favor da campanha contra a disfagia. Dia 20 de março é o Dia Nacional de Atenção a Disfagia, quando a dificuldade para deglutir alimentos, secreções, líquidos ou saliva, é destacada de forma concentrada. “Pode parecer um assunto simples, mas quando alguém sofre disso, muitas vezes não sabe como lidar”, comentou Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da ABHU de Marília. “Considero importante haver um dia especial para que seja feito uma ação efetiva, para chamar a atenção do assunto”, comentou.

De acordo com Roberta Gonçalves da Silva, docente do Curso de Fonoaudiologia da Unesp de Marília e coordenadora do Ladis, doenças neurológicas e/ou alterações das estruturas que transportam o alimento da boca até o estômago podem trazer consequências gravíssimas para as pessoas. “E quem estiver perto na ânsia de querer ajudar, pode atrapalhar”, comentou ao especialista que em todas as exposições que fez, orientou os procedimentos que devem ser seguidos quando testemunhar algo semelhante. “Pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer idade”, destacou Roberta Gonçalves da Silva.

Para Paula Cristina Cola, docente do curso de medicina da Unimar e fonoaudióloga da UTI Neonatal da ABHU de Marília a presença de tosse, engasgos e dificuldade para se alimentar pela boca são sinais importantes para se detectar a disfagia. “É preciso ficar atento em todos os sentidos, pois, muitas vezes a pessoa é acometida pela doença e não sabe”, falou a especialista que acompanhou os grupos de discussão dentro das dependências da ABHU de Marília. “Muita gente pensa que isso ou é problema de criança ou de idoso. Mas não. Todos podem ser vítimas desta doença”, alertou a fonoaudióloga que esteve com grupos de acadêmicos, médicos, enfermeiros, pacientes e acompanhantes. “Procuramos ampliar a informação para todos os envolvidos”, acrescentou.

O médico pediatra Francisco Agostinho considera importante este tipo de informação principalmente para as mães. “Normalmente quando uma mulher tem o primeiro filho, está com muitas dúvidas de como lidar com o bebê”, comentou ao elogiar o trabalho realizado na ABHU de Marília, em capacitar enfermeiros e orientar pacientes e familiares neste sentido. Na opinião do coordenador de enfermagem da Associação Beneficente Hospital Universitário, Luiz Fernando Fregatto, este tipo de campanha é benéfica em todos os sentidos. “Estamos disponíveis para participar deste tipo de trabalho, pois, quanto mais informação o paciente e familiares tiverem, melhor será o tratamento e a recuperação”, comentou ao elogiar o grupo que esteve devidamente uniformizado com camisetas da cor azul fazendo o alerta ao Dia Nacional de Atenção a Disfagia.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500