Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU participa de curso sobre TabWin

Publicado 08/04/2014 ás 14h38


O diretor administrativo, Rodrigo Paiola e o diretor financeiro, Luiz Carlos Doreto Júnior, ambos da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, participaram nas dependências do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), de curso “Tabwin Básico”, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP). “O Tabwin é um programa desenvolvido pelo Datasus, que permite tabular informações de diferentes tipos de dados, além de ajustar e analisar dados”, comentou a superintendente da ABHU de Marília, Márcia Mesquita Serva Reis, que convocou os diretores para participarem. “Considero importante participar por ser uma valiosa ferramenta para a tomada de decisão na gestão hospitalar”, comentou a dirigente mariliense.

O curso “Tabwin Básico” foi ministrado pelo médico auditor do departamento de saúde do município de Bebedouro, Edson Aparecido Cezar, e teve como público-alvo administradores, programadores, faturistas e profissionais com conhecimento de informática, dos hospitais beneficentes do centro oeste paulista. “Muito proveitoso e sem dúvida ajudará muito na gestão do nosso hospital”, comentou o diretor administrativo da ABHU, Rodrigo Paiola, especializado na área da informatização. “Tivemos a oportunidade de conhecer como obter e instalar o programa, além de termos a oportunidade de efetuar vários tipos de tabulação permitidos pelo “Tabwin”, que ajudarão a efetuar e ajustar as planilhas geradas, além de analisar os dados inseridos do hospital”, comentou o dirigente mariliense. “Não tenho dúvidas de que vai colaborar para a tomada de decisões quando de negociações futuras”, admitiu.

Tabwin é um tabulador de banco de dados do Datasus (Departamento de Informática do Sus), que reúne ferramentas na produção ambulatorial e hospitalar de todos os estabelecimentos (Sus e Não Sus) que são enviadas aos Datasus que elabora e disponibiliza esses bancos de dados. “Simplificará, e muito, inúmeros processo que hoje são lentos e burocráticos”, comentou Luiz Carlos Doreto Júnior. “As mudanças decorrentes da legislação em vigor trazem um novo olhar para a certificação na área de saúde, com foco no fortalecimento da gestão do Sus e na melhoria do acesso aos serviços, com a potencialização das ações para a estruturação das Redes de Atenção à Saúde – RAS”, comentou o dirigente hospitalar de Marília.

FEHOSP - Desde 1959, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) vem atuando intensamente pela melhoria, profissionalização e modernização da rede hospitalar beneficente no estado. Com a missão de prestar serviços hospitalares sem fins lucrativos, a Fehosp é uma instituição que representa mais de 308 entidades beneficentes por todo território paulista, as quais desenvolvem atividades na área de saúde. Além disso, grande parte dessas entidades são também os maiores hospitais privados do país. A Fehosp está dividida em sete principais coordenadorias regionais: Ourinhos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Sorocaba, Votuporanga e Grande São Paulo. “A Fehosp realiza constantemente congressos, simpósios, seminários, conferências, encontros, workshops, fórum de discussões e feiras de repercussão nacional e internacional, com a presença das maiores autoridades da área da saúde do país, sempre visando o aprimoramento do setor hospitalar beneficente e seus associados”, destacou Márcia Mesquita Serva Reis.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500