Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU intensifica atendimento de endoscopia

Publicado 01/04/2014 ás 12h05


Visando ampliar o atendimento no serviço de endoscopia, a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília a partir do dia dois de abril, passa a ter um atendimento diferenciado do até então realizado. “Este atendimento terá um novo modelo de trabalho, sendo, inclusive, considerado um setor próprio do hospital”, comentou a superintendente da ABHU de Marília, Márcia Mesquita Serva Reis ao incorporar o serviço nos moldes dos demais setores do hospital mariliense. “A gestão do serviço passa a ser interno e não mais externo”, resumiu ao destacar os excelentes trabalhos realizados pelo hospital nas áreas de Vídeo Endoscopia, Vídeo Colonoscopia e Retossigmoindoscopia, que já são realizados e permanecerão disponíveis. “A partir de abril o médico responsável técnico será o Dr. Paulo César Grippa”, anunciou a dirigente hospitalar.

Na opinião do diretor administrativo da ABHU, Rodrigo Paiola, o trabalho com a endoscopia é bastante delicado por se tratar de um exame que é preciso ter um “olhar para dentro do paciente”. “Trata-se de uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um endoscópio”, falou. “O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem para dentro, que pode ser conseguida de forma anal, ventricular ou gastrointestinal”, comentou o gestor hospitalar ao lembrar dos equipamentos modernos e adequados existentes na ABHU de Marília. “A endoscopia é realizada com endoscópios, que existem para o diagnóstico da mucosa de todo o trato gastrointestinal dos seres humanos”, disse ao admitir serem exames desconfortáveis para o cliente. “É com este equipamento que os médicos especialistas diagnosticam e fazem tratamento terapêutico na maioria das doenças gastrointestinais”, resumiu ao lembrar das subdivisões existentes como: endoscópios, colonoscópios, broncoscópios, nasoendoscópios, duodenoscópios, enteroscópios, entre outros.

Com a mudança do modelo de gestão do setor de exames de endoscopia, acredita-se na elevação em médio prazo de três vezes mais o número de exames realizados. “Hoje temos algo de 70 exames/mês”, apontou o diretor administrativo que espera ampliação no atendimento, com as melhoras que serão oferecidas aos clientes. “Hoje a tecnologia dividiu os equipamentos em dois tipos: fibroscópios, que transmitem a imagem através de uma fibra ótica, e os vídeo-endoscópios, que transmitem as imagens através de uma micro câmera, ou CCD, e com isso gera-se uma imagem eletrônica”, falou ao lembrar que em ambos os casos a ABHU de Marília tem condições de realizar. “Com a evolução da tecnologia, hoje já é possível ganhar um aumento da imagem de até 100 vezes o tamanho normal, com a magnificação ótica, (ou zoom ótico) nos endoscópios e colonoscópios eletrônicos”, frisou ao ter expectativa no aumento dos procedimentos de diagnósticos na ABHU de Marília. 


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500