Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU participa de encontro da Fehosp

Publicado 28/03/2014 ás 16h40


Dirigentes da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, participaram nas dependências da Santa Casa de Marília, da primeira reunião envolvendo representantes de diversos hospitais do centro oeste paulista, organizada pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) que conta com 55 instituições participantes e 28 delas estiveram representadas em Marília. “Foi um encontro muito importante em todos os sentidos, pois foram abordados assuntos de interesse de qualquer administrador hospitalar”, comentou Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da ABHU de Marília. “Os assuntos são específicos e que afetam a todos os hospitais beneficentes”, completou a dirigente mariliense.

Dentre os assuntos abordados estavam a questão do atraso nos repasses do Ministério da Saúde, bem como detalhes sobre o Incentivo de Adesão a Contratualização (IAC), informações sobre o Congresso de presidentes, provedores, diretores e administradores hospitalares, a Lei da Filantropia e o sobre o programa de fortalecimento das entidades privadas e filantrópicas e das entidades sem fins lucrativos que atuam na área da saúde. “Sem dúvida detalhes do dia a dia de um hospital beneficente que precisa ser amplamente debatido e buscar melhorias de forma constante”, comentou o diretor administrativo da ABHU de Marília, Rodrigo Paiola que esteve participando da reunião realizada na cidade de Marília, que hoje detém uma base da Fahosp no centro oeste paulista.

Outro assunto amplamente discutido entre os dirigentes hospitalares foi quanto a realização de cursos de capacitação e pós-graduação em administração hospitalar, como forma de melhorar as performances das instituições que prestam serviço na área da saúde. “Não tenho dúvidas de que somente com um nível de conhecimento mais específico e melhor é que os hospitais beneficentes saberão como se posicionar frente as questões com a administração pública”, comentou o diretor financeiro da ABHU de Marília Luiz Carlos Doreto Júnior ao observar por parte dos dirigentes da Fehosp uma preocupação neste sentido. “Quanto mais preparação administrativa o pessoal tiver, melhores serão as decisões a serem tomadas quanto a relação hospital e Poder Público”, comentou o dirigente mariliense que participa de cursos neste sentido.

Para o presidente da Fehosp, Edson Rogatti, encontros como este realizado em Marília é sempre bom e importante para a troca de experiências entre os dirigentes e principalmente para que a federação tenha condições de repassar a realidade existente entre os problemas e soluções para a melhoria na gestão hospitalar. “O problema dos hospitais não é de gestão e sim de financiamento”, comentou o dirigente paulista ao criticar os atrasos dos repasses. “Isto além de ser uma vergonha é algo que precisa ter um fim, afinal, a demora no pagamento do serviço já realizado causa enormes transtornos administrativos para um hospital beneficente”, lamentou o dirigente que solicita a presença de todos no congresso estadual que acontecerá no Guarujá de 06 a 09 de maio. “É a oportunidade que precisamos para pressionar as autoridades que estarão presentes neste evento”, falou ao incentivar a presença da maioria neste congresso que é considerado o maior no segmento administrativo hospitalar paulista.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500