Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU conclui primeira etapa de avaliação

Publicado 28/03/2014 ás 16h17


Diretores, coordenadores de departamentos e alguns funcionários, tomaram conhecimento dos resultados da primeira etapa de pesquisa de satisfação desenvolvida pela Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília no mês de fevereiro, com o propósito de mensurar a satisfação dos clientes com os serviços oferecidos e prestados. “Essa é a primeira etapa de uma série de várias que realizaremos como forma de aprimorar o nosso sistema de melhoria contínua”, disse a superintendente do hospital mariliense, Márcia Mesquita Serva Reis que acompanhou atentamente a apresentação por parte da gerente de hotelaria da ABHU de Marília, Veralice Tinós, que mostrou os resultados realizados com aproximadamente 1000 clientes aleatórios entre os atendimentos particular e público.

De acordo com a gerente de hotelaria da ABHU de Marília, Veralice Tinós, os resultados apresentados permitirão conhecer o perfil dos clientes, bem como saber como avaliam o atendimento, conhecendo as expectativas e necessidades daqueles que movimentam o hospital diariamente. “Os dados do questionário foram analisados estatisticamente de forma quantitativa e qualitativa”, explicou a profissional ao elencar uma série de questões oferecendo as alternativas: bom, regular e ruim. “Além disso, quem quisesse poderia escrever um comentário”, disse ao apresentar os textos elaborados pelos clientes que avaliaram: Equipe de Atendimento; Equipe de Higiene e Limpeza; Equipe de Manutenção; Equipe de Enfermagem; Equipe Médica e Equipe da Copa e Cozinha. “Nossa média foi mais elevada do que esperávamos”, reconheceu Veralice Tinós que havia planejado entorno de 80% e a média superou os 90% positivos. “Uma surpresa boa, porém, muitos detalhes nos chamaram a atenção”, explicou a dirigente ao fazer a apresentação para um grupo de pessoas responsável pelas equipes de trabalho e da área administrativa.

Para a gerente de hotelaria da ABHU de Marília a pesquisa foi realizada com base nas metas e indicadores de avaliação da humanização da atenção hospitalar. “Trabalhamos com 30% dos clientes que receberam atendimento dentre eles: tempo de espera no serviço; acomodações; limpeza; atendimento realizado pela equipe de enfermagem; qualidade na alimentação; esclarecimento sobre o problema de saúde; assistência recebida e satisfação geral”, explicou a dirigente hospitalar que avaliou aproximadamente mil questionários entre clientes internados, com procedimentos hospitalares, de convênios pelo Sistema Único de Saúde e convênios particulares e pós operatório. “O importante que passaremos a ter um parâmetro melhor, através dos futuros comparativos mês a mês”, comentou Veralice Tinós.

Para a superintendente da ABHU de Marília os números foram interessantes e alguns detalhes chamaram a atenção. “Saber que a localização do hospital não é um empecilho para o cliente me deixou satisfeita”, falou ao notar também a grande preferência dos assistidos pelo Sus em preferir o atendimento pela ABHU. “Isso também foi algo agradável de saber”, comentou Márcia Mesquita Serva Reis. “Saber que mais muitos clientes escolheram o atendimento da ABHU por iniciativa própria, é algo interessante em saber”, comentou Rodrigo Paiola, diretor administrativo da ABHU. “Outros 52% optaram pelo atendimento na ABHU por recomendação de terceiros”, apontou satisfeito o diretor hospitalar. “Todos argumentaram que pelo fato do hospital ter três estacionamentos, houve unanimidade quanto a questão de estacionamento fácil”, comentou Luiz Carlos Doreto Júnior, diretor financeiro da ABHU de Marília. “Também a maioria destacou a estrutura do hospital como sendo além da expectativa que tinham”, destacou o dirigente hospitalar.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500