Hospital

hospital / noticias / noticia

Odontologia hospitalar é praticado na ABHU de Marília

Publicado 26/03/2014 ás 16h49


Visando um melhor atendimento a comunidade em geral, a diretoria da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, está implantando há três meses o Centro de Medicina Bucal (CMB) e Odontologia Hospitalar (OH), para todos os clientes que estiverem internados no hospital mariliense. “Um serviço importante em todos os sentidos”, avaliou a superintendente da instituição, Márcia Mesquita Serva Reis, que vem discutindo detalhes da implantação dos dois sistemas. “Através da saúde bucal a recuperação do paciente é mais rápida e melhor, além de um conforto mais agradável bem como buscando melhorias no tratamento médico-hospitalar de uma forma geral”, disse a dirigente mariliense ao tomar conhecimento detalhado do serviço, através do cirurgião dentista, Leonardo Marques, coordenador de ambos os atendimentos.

Segundo o especialista formado pela USC-Bauru, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), parte-se do princípio de que todo paciente em condições de internação hospitalar merece um cuidado especial em termos de saúde bucal. “Sem dúvida este tratamento específico contribui favoravelmente para a manutenção da saúde em geral”, garante Leonardo Marques. “O objetivo é estabelecer uma proposta de serviço, em que haja acompanhamento direto por parte do cirurgião dentista, no desenvolvimento de ações de saúde bucal no ambiente hospitalar”, falou. “Sempre com respeito, profissionalismo e cuidado integral ao paciente”, completou ao lembrar que a partir do CMB-OH o cirurgião dentista passou a fazer parte da equipe multidisciplinar no ambiente cirúrgico. “A presença do cirurgião dentista no centro cirúrgico tem auxiliado muito nos tratamentos de oncologia, gastrointestinal, neurológico, nefrológico, dentre outras”, lembrou o especialista ao afirmar que nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a presença do cirurgião dentista já é normal na ABHU de Marília.

Este atendimento aos pacientes do hospital mariliense é algo incomum, pois muitas cidades do centro oeste paulista não adotam este atendimento. “Em Marília somos os únicos”, garante Leonardo Marques ao ter conhecimento de que cidades como Barretos e Jaú também adotam o serviço odontológico no tratamento de pacientes internados em hospitais. “Criamos um protocolo de higiene oral para pacientes em vigência de internação com o objetivo de individualizar as necessidades de cada paciente através de rotinas de atendimento, prescrição e acompanhamento dos problemas bucais que porventura possam estar associadas aos problemas sistêmicos”, disse o cirurgião dentista da ABHU de Marília. “É um trabalho diário, normalmente realizado pela equipe de enfermagem devidamente treinada”, completou. “É uma atividade em condições específicas e diferenciadas do cotidiano do consultório odontológico”, comparou ao admitir que a odontologia hospitalar no Brasil está se intensificando. “Na ABHU já é desenvolvido”, exemplificou.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500