Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU participa da ampliação de acesso a exames

Publicado 06/03/2014 ás 09h38


O diretor administrativo da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília, Rodrigo Paiola, participou recentemente de reunião na Divisão Regional de Saúde a respeito do Programa “Mulheres de Peito”, que amplia acesso a exames de mamografia em que o hospital mariliense participará na região de Marília. “Temos condições físicas e estruturais para atender mais este chamamento do Poder Público, no atendimento a comunidade”, disse a superintendente da ABHU de Marília, Márcia Mesquita Serva Reis, ao tomar conhecimento do programa sobre a ampliação do atendimento. “Programa interessante e que acredito ser de grande proveito para as mulheres”, acrescentou o diretor administrativo. “Todas as mulheres de 50 a 69 anos, no mês do aniversário, a mamografia será totalmente gratuita, sem necessidade de pedido médico”, falou Rodrigo Paiola.

O programa amplia o acesso aos exames na rede pública e incentiva a detecção precoce do câncer de mama. No ano passado, somente na rede pública de São Paulo foram realizadas em média 105 mil mamografias por mês. A ampliação permitirá a realização de mais 12 mil exames por mês. “Quanto antes a doença for descoberta, mais chances de tratamento e cura”, ressaltou Rodrigo Paiola que já determinou a preparação da equipe de trabalho da ABHU. “O programa vai salvar muitas vidas, pegando logo no início qualquer sinal do problema”, falou ao tomar conhecimento do aumento dos casos do câncer de mama. “A doença hoje é curável, desde que diagnosticada logo de início e tratada de maneira adequada”, comentou.

Desde segunda-feira, dia 17, o exame de mamografia poderá ser agendado nos Ames, hospitais e serviços conveniados. O agendamento poderá ser feito de dois em dois anos, de acordo com o mês de nascimento da paciente. Neste primeiro ano, mulheres que nasceram em anos pares poderão fazer o exame, e no ano que vem, mulheres que nasceram em anos ímpares. Para mais informações, é possível acessar o site da Secretaria de Saúde, que informará detalhes do procedimento. A secretaria fará o agendamento da mamografia em uma das unidades do programa. “Para as mulheres de qualquer idade, se houver necessidade, como sempre, o médico pede e a mulher faz o exame gratuito na rede pública de saúde”, informou Rodrigo Paiola. “Não existe limitação, pois o programa está sendo ampliado para facilitar, rastrear e levar o serviço até as pessoas com maior frequência", acrescentou.

De acordo com Rodrigo Paiola serão em média 40 novos exames a serem executados ao mês pela ABHU dentro deste programa estadual. “Isto representa quase que um terço do que já fazemos”, falou ao acreditar na possibilidade de atender a população sem qualquer dificuldade. “Temos potencial para mais, e acredito que para o início será ótimo, pois, entendo que o programa será intensificado com o tempo”, falou ao apontar a publicidade como a principal ferramenta para que as mulheres em geral crie o hábito de fazer o exame sem a necessidade do pedido médico a cada dois anos, sempre utilizando a data do aniversário como parâmetro. 


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500