Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU participa de campanha de orientação

Publicado 28/11/2013 ás 09h40


Mesmo não sendo uma campanha institucionalizada e oficial, o “Novembro Azul”, como vem sendo chamada a iniciativa, quer chamar a atenção para o câncer de próstata que deve ser averiguado aos homens com idade acima dos 40 anos. A Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), desde o início do mês vem participando do movimento que pretende chamar a atenção dos homens para os exames preventivos. “A próstata é uma glândula com uma dimensão semelhante à de uma noz e que se situa na pélvis, debaixo da bexiga, na frente do reto e atrás da base do pênis, e que envolve a uretra, o tubo que conduz a urina e o sêmen do interior até ao exterior do pênis”, explicou o médico urologista do hospital mariliense, o professor José Pedro Trevisan Novaretti.

De acordo com o médico urologista o câncer de próstata é um processo causado pelo crescimento anormal e desordenado de determinadas células que acabam por formar massas, denominadas de tumores. “Os tumores malignos, conhecidos como cancro, caracterizam-se pela sua capacidade de crescer de forma incontrolada, invadindo não só os tecidos mais próximos como os mais distantes”, falou o especialista ao mostrar a complexidade da doença. “Quando se estendem a outros órgãos através da corrente sanguínea ou linfática dão lugar a um processo chamado metástase”, frisou ao apontar a preocupação em se evitar qualquer tipo de anormalidade.

Mesmo não tendo nada oficializado de que o mês de novembro é dedicado a campanhas das mais diversas no sentido de alertar sobre o câncer de próstata, José Pedro Trevisan Novaretti, considera importante e oportuna, afinal, quanto mais se falar sobre o problema, melhor a compreensão e a prevenção. “O preconceito já diminuiu muito, e esse tipo de mobilização vai ajudar muitas pessoas”, opinou o médico que nota o crescimento na procura de exames preventivos, não pela campanha específica em novembro, e sim, pelo interesse dos homens. “A campanha alerta, e hoje existem exames mais sofisticados, e tratamentos menos agressivos, que ajudam no interesse dos homens em fazer o exame preventivo”, disse ao apoiar a campanha e considera-la válida, apesar de ser o primeiro ano da ação.

Para os homens com idade acima dos 40 anos existem alguns sintomas que podem ajudar no diagnóstico do câncer de próstata como: incapacidade em urinar; urinar em pequenas quantidades; urinar muito frequentemente, especialmente durante a noite; sentir dor ou ter incontinência; eliminar sangue, entre outros. Outros sintomas menos frequentes são: dor frequente na parte de baixo das costas, quadris e da parte alta dos músculos; dor ao ejacular e presença de sangue no sémen. “São detalhes que os homens devem ficar atentos e procurarem o médico se tiverem alguns desses sintomas”, falou o médico urologista da ABHU que já falou para jovens, mulheres, senhores, alunos e em empresas sobre os problemas da doença. “Por incrível que pareça, as mulheres são as mais interessadas e fazem mais perguntas”, disse o médico. “Certamente elas são formadoras de opinião e obrigam os parceiros a fazerem os exames preventivos”, explicou.

Para a superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, a campanha é importante para fazer o alertar, concentrar o debate e principalmente estimular ações de conscientização, informação e orientação aos homens. “Somos favoráveis a campanha, independente de ser oficial ou não, pois quanto mais informações disponíveis existirem, menos a doença irá avançar”, falou ao colocar o hospital junto ao trabalho da campanha “Novembro Azul”, mesmo que informalmente. 


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500