Hospital

hospital / noticias / noticia

Programa “Acolha um paciente”, em desenvolvimento no ABHU

Publicado 28/11/2013 ás 09h02


Está em pleno desenvolvimento o programa: “Acolha um paciente”, pela Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) de Marília. O local para se colocar os produtos doados já está instalado na porta principal do hospital mariliense. “Queremos colaborar com os pacientes que não encontram condições de terem produtos de higiene pessoal”, comentou Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da ABHU, ao lembrar que no Natal o espírito da fraternidade está destacado. “São muitos os pacientes que necessitam de produtos de higiene simples, em que pessoas da comunidade podem colaborar para uma qualidade de vida mais agradável para esse pessoal”, comentou a dirigente. “Este programa foi criado para oferecer a oportunidade de quem quer ajudar e de quem precisa de ajuda”, disse a administradora hospitalar.

O programa iniciado no começo do mês, segundo Stella Russo Falcão, assistente social da ABHU, é de conseguir donativos como: pomadas de assadura, fraldas geriátricas, escovas de dente, shampoo, condicionadores, sabonetes, entre outros produtos de higiene. “Aqueles que quiserem ajudar com dinheiro, podem participar, pois, os produtos serão comprados e colocados para doação como fraldas geriátricas, para uso pessoal dos pacientes necessitados”, disse a assistente social ao desenvolver o programa que está tendo divulgação interna e externa, através de Intranet, Internet, Oficio, Cartazes, Facebook, site da Instituição e pelo “boca-a-boca”.

O programa conta com uma “árvore de Natal” instalada na entrada do hospital ABHU, que faz parte da decoração, com os números dos leitos com uma mensagem de agradecimento aos doadores. “Junto à árvore, existe uma caixa decorada, para serem colocadas as doações”, avisou Angela Boso Dias, psicóloga hospitalar. “As doações que forem dos setores do hospital, serão entregues no Setor Psicossocial, onde haverá a contagem dos pontos para a premiação interna futura”, explicou ao dizer que as doações externas serão retiradas através do motorista do hospital. “Haverá uma premiação entre os setores do hospital no mês de Janeiro para o setor que mais conseguir arrecadar produtos”, falou a psicóloga que ajudou na elaboração do programa. “Esta premiação acontecerá através de uma cerimônia no refeitório da instituição na primeira quinzena de Janeiro”, informou Angela Boso Dias.

Atualmente a ABHU conta com 129 leitos hospitalares comuns, sendo 40 leitos no terceiro andar, 20 leitos no segundo andar, 51 leitos no primeiro andar e 18 leitos nas maternidades. São 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 08 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. São 147 leitos no total. Pelo Sistema Único de Saúde (Sus) o atendimento é feito pelo Ambulatório de Especialidades (Ame) da Faculdade de Medicina da Unimar, um estabelecimento de assistência de saúde destinado a atender a população de uma área de abrangência, na modalidade de consulta médica especializada, com critérios de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação de forma programada, a pacientes adultos e pediátricos. Atualmente existem 27 especialidades oferecidas à população. São 63 salas no total sendo: uma sala para eletrocardiograma, duas salas para curativos, uma sala para cirurgia; 105 leitos para o ambulatório disponíveis por semana; de 24 a 26 leitos ambulatoriais por período, com uma média de 600 atendimentos por semana e 2.200 atendimentos por mês.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500