Hospital

hospital / noticias / noticia

Enfermeira da ABHU lança livro inédito

Publicado 13/11/2013 ás 08h50


Com o objetivo de colaborar com os profissionais na área da enfermagem, foi lançado no início deste mês, quando aconteceu na sede da Universidade de Marília (Unimar), o Simpósio de Enfermagem, pela enfermeira da Associação Brasileira Hospital Universitário (ABHU) de Marília, Zilda de Freitas Takahashi Martins, como co-autora, o livro: “Noções básicas de instrumentação cirúrgica – Manual de Apoio”, da Arte & Ciência Editora. “Sem dúvida uma obra importante para os profissionais da área, principalmente com a boa ilustração existente e textos bem explicativos, numa linguagem objetiva e direta”, disse a superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, ao parabenizar a profissional pela iniciativa. “Não tenho dúvidas de que se trata de um excelente material de consulta e estudos”, completou a dirigente hospitalar.

Zilda de Freitas Takahashi Martins é enfermeira da ABHU, especialista em enfermagem de Centro Cirúrgico e Centro de Material (UEL/Londrina), além de ser docente do Curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar). Ela escreveu o livro juntamente com Tereza Lais Menegucci Zutin, que também é enfermeira e doutora em ciência da saúde (EEUSP/SP), além de ser coordenadora do Curso de Enfermagem e docente do Curso de Medicina e Enfermagem da Universidade de Marília (Unimar), também ao lado da fisioterapeuta Nadressa Dayna Mendes Riso, mestre em ciência animal (Unesp/Araçatuba) e acadêmica do Curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar), e Thais Ferrarini Tavares, acadêmica do Curso de Medicina da Unimar, ainda com a participação de Alexandre Barbosa Braz Cortez Rodrigues, com as imagens, sendo acadêmico do curso de publicidade e propaganda da Unimar.

De acordo com Zilda de Freitas Takahashi Martins o ensino de noções básicas de instrumentação cirúrgica constitui um desafio para alunos e professores. “Este manual didático destinado a alunos de medicina, de enfermagem e de demais cursos da área da saúde em formação, contribui para a observação da técnica correta dos procedimentos antes do início da prática”, disse a enfermeira mariliense da ABHU. Dentre os conteúdos abordados estão: ambiente cirúrgico, paramentação cirúrgica, assepsia e antisepsia, equipe cirúrgica, mesa cirúrgica, instrumentos cirúrgicos, fios, agulhas, pontos e suturas, posições operatórias e nomenclaturas. “Estas questões estão colocadas de maneira clara e objetiva para direcionar o aluno e o professor na assistência ao paciente desde o ambiente cirúrgico até as técnicas cirúrgicas a serem realizadas”, disse Zilda de Freitas Takahashi Martins. “Para melhor observação e entendimento de detalhes técnicos, várias fotos ilustram o texto”, completou a enfermeira da ABHU.

Interessados em adquirir um exemplar devem entrar em contato através do endereço eletrônico: ambulatorio@abhu.com.br, pois, foram editados exemplares limitados ao custo de R$ 20,00 cada. “Já iniciamos o projeto para um segundo livro”, disse entusiasmada Zilda de Freitas Takahashi Martins, que acredita na publicação de vários livros do gênero. “O livro passa, sem dúvida, muitas informações que precisam ser lembradas em momentos adequados, por isso, a ideia de ser um manual”, explicou a co-autora. “Quem tiver o livro em momento de trabalho, terá um excelente local para recorrer e ter a informação correta”, afirmou a enfermeira da ABHU de Marília.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500