Hospital

hospital / noticias / noticia

Hospital ABHU treina coordenadores de departamentos

Publicado 13/11/2013 ás 09h50


Visando melhorar a performance de alguns departamentos existentes no hospital, a diretoria da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) vem reunindo os coordenadores dos departamentos administrativos da instituição frequentemente para um treinamento dentro do programa denominado de: Grupo de Treinamento e Aprimoramento Profissional (GTAP), que começou em outubro e terminará em dezembro, com o desenvolvimento de 10 módulos que serão concluídos até o final do ano. “São 20 líderes que temos que passam por treinamento específico visando melhorar o desempenho de cada setor comprometido com a gestão do hospital”, disse a superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, que está acompanhando todos os módulos. “Todos nós participamos”, disse entusiasmada. “Isto tem ajudado no crecimento individual e do hospital”, afirmou.

Os departamentos envolvidos são: SAME, Agência Transfusional, Portaria, CCIH, Higienização, Limpeza, Tesouraria, Central de Autorizações, Faturamento, Recepção, Zeladoria, Farmácia, Compras, Coordenação de Enfermagem, UND, Ambulatório, AME, Serviço Social, RH e Psicologia Hospitalar. “O grupo tem participado de forma comprometida e já é notada algumas mudanças de comportamento”, disse a psicóloga do grupo, Elaine C. de S. Cordeiro, que faz parte da coordenação do GTAP ao lado de Ricardo de Araujo Oliveira, Maira de Oliveira Martins, Juan Carlos de Oliveira Lopes e José Ricardo Hungaro Precioso.

O primeiro módulo realizado foi a discussão e estudos sobre: missão, visão e valores da instituição e o pessoal de cada um deles. “Não foi o de definir e sim o de refletir o que já havia sido definido”, disse a psicóloga ao lembrar que o segundo e terceiro encontros, foram de trabalhar a questão conceitual sobre liderança. Nos quarto e quinto módulos os assuntos principais abordados foram as características de liderança, ficando para o sexto módulo em diante, o trabalho sobre os resultados, indicadores, e organização de POP"s (Procedimento Operacional Padrão). “Sempre tentamos colocar um pouco de vivência para não ficar muito cansativo os encontros”, lembrou a coordenadora que já debateu temas como: a importância do olhar, afetividade, abraço e apoio aos colegas.

De acordo com Elaine C. de S. Cordeiro a direção do hospital já iniciou a discussão para a elaboração da segunda fase do programa a ser desenvolvido na próxima temporada. “Vamos continuar com este processo, porém, utilizaremos todo o ano para a execução do programa que vem conseguindo resultados positivos no aspecto pessoal e no coletivo”, avaliou a dirigente que em breve apresentará o programa para 2014 devidamente elaborado. “Inclusive estamos estudando a criação de programas internos de qualidade de vida, e poderemos começar com a questão da alimentação”, disse a integrante do GTAP ao iniciar a discussão sobre o “Projeto Mais Saúde”, que contará com acompanhamentos em relação a alimentação, a parte psicológica, o medicamentoso e as atividades físicas.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500