Hospital

hospital / noticias / noticia

Técnica a laser é desenvolvida na ABHU

Publicado 22/06/2011 ás 14h44


A nova técnica de cirurgia vascular a laser foi desenvolvida pela primeira vez na ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário). O procedimento beneficiou três pacientes atendidos pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da Unimar (Universidade de Marília), e favoreceu o aprimoramento dos acadêmicos de medicina da instituição.

A cirurgia vascular a laser tem como principal vantagem o pós-operatório reduzido. Enquanto o repouso pelo método tradicional precisa ser de trinta dias, com a técnica a laser basta uma semana de afastamento das atividades de rotina.

“O procedimento é bem menos invasivo, com apenas uma ou algumas punções por onde é introduzida a fibra de laser que emite calor e leva à contração da veia”, mencionou o angiologista e cirurgião vascular Luiz Sérgio

Marangão Filho. 
Ele é docente da Faculdade de Medicina da Unimar e realizou a cirurgia junto com o docente da mesma instituição (da mesma especialidade), Rogério T. Uema, e com o médico cirurgião vascular de Foz do Iguaçu, Luiz Augusto Santos Pimentel.

A Unimar custeou as três cirurgias. O valor do procedimento varia entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. O equipamento necessário foi utilizado em sistema de comodato.

Conforme informou Marangão, essa cirurgia ainda não é uma realidade dentro do SUS (Sistema Único de Saúde) nem consta na cobertura dos planos de saúde. No entanto, é realizada em Marília de forma particular deverá substituir o método cirúrgico tradicional também na saúde pública e nos convênios, em longo prazo, diante de casos específicos.

A cirurgia vascular a laser existe desde 2001 nos Estados Unidos e passou a ser feita no Brasil há cinco anos com importante indicação em pacientes que já estão com a pele doente (em função das varizes), o que atrasa ainda mais a cicatrização.

O procedimento é voltado principalmente a portadores de doença da veia safena, em que a mesma apresenta disfunção. O laser contrai a veia, que deixa de existir e tem sua ausência de função suprida por outras veias internas a perna. A ABHU deverá realizar mais cirurgias a laser no mês de julho, em pessoas com indicação que sejam atendidas (gratuitamente) pelo AME.

(por: www.jornaldamanhamarilia.com.br)


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500