Hospital

hospital / noticias / noticia

Superbactéria já muda a rotina dos hospitais de Marília

Publicado 28/10/2010 ás 10h11


(conteúdo retirado de: Rede Bom Dia)


A rotina dos hospitais de Marília já começou a ser alterada pela  superbactéria KPC. Apesar de não ter sido notificado nenhum caso de contaminação na cidade, segundo a Vigilância Epidemiológica, a direção da ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar) se antecipou e decidiu instalar em todos os leitos álcool em gel para higienização das mãos.

“Já temos nas enfermarias, nas UTIs e nas alas do hospital, agora colocaremos nos quartos. Vamos reforçar a prevenção e promover a capacitação de nossos funcionários. A próxima Sipat terá como tema principal a questão da higienização para impedir a proliferação de bactérias, como a KPC”, informou ao BOM DIA a diretora do hospital, Márcia Mesquita Serva. Ela diz que o ABHU tem protocolos para evitar o problema, mas que em até 60 dias, prazo estipulado em resolução, os leitos clínicos terão álcool em gel.

O secretário da Saúde, Júlio Zorzetto, disse que a compra do produto para as unidades de saúde deve ser feita de forma emergencial. “Se a Anvisa determinou vamos comprar.”

A agência instituiu ontem que as unidades de saúde e hospitais públicos e privados disponibilizem álcool líquido ou em gel para higienização das mãos.  Hoje deve publicar novas regras para compra de antibióticos nas farmácias.

Em São Paulo foram contaminadas 70 pessoas e registradas 24 mortes pela KPC.  A superbactéria ataca geralmente pessoas com um quadro de saúde debilitada. A infecção ocorre somente em ambientes hospitalares, segundo alguns especialistas, onde há pessoas com baixa imunidade.


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500