Hospital

hospital / noticias / noticia

Semana da Criança ABHU 2010

Publicado 19/10/2010 ás 16h40


Em apenas dois dias de atividades da Semana da Criança no Ambulatório de Especialidades da Universidade de Marília (Unimar), mais de 60 crianças foram recepcionadas pelo organizadores do evento. As equipes do Serviço Social e Psicologia Hospitalar da Associação Beneficente do Hospital Universitário, caracterizadas de palhaços, estão recebendo as crianças com o ambiente decorado e com uma porção de doces antes e depois das consultas.


A dona de casa, Maria Aparecida, precisou trazer seu filho ao médico e ficou impressionada com a recepção preparada para as crianças. "O ambulatório está enfeitado e muito mais alegre diferente dos dias normais. É bom saber que ainda existem pessoas que zelam pelas crianças do nosso país, principalmente as mais carentes. Muitas vezes passa o ano inteiro e alguns pequeninos não ganham nenhum presente sequer", comenta.

Para ela, uma data especial como o Dia das Crianças não pode ser esquecida pela sociedade. "Acredito que esta ação é muito importante para elas que serão o futuro de nosso país. É preciso alimentar a alegria e esperança dessas crianças, porque só assim serão cidadãos realizados. Eu, como mãe, fico muito feliz por ver o sorriso do meu filho", acrescenta.

O Ambulatório foi preparado e enfeitado pelos organizadores da Semana. Bexigas coloridas foram espalhadas pelo ambiente, além de palhaços divertindo e confeitos adoçando a vida dos pequeninos. A programação lúdica ainda consta de desenho, pintura e dramatização de histórias. "As crianças estão muito felizes com tudo que estão presenciando no Ambulatório. O carinho demonstrado pelas equipes da Psicologia Hospitalar e do Serviço Social tem conquistado até mesmo os idosos que passam por consultas", revela uma das organizadoras da Semana e membro da Psicologia Hospitalar, Eloísa Nayara de Almeida..

Assim como a Semana do Idoso, realizada há poucos dias pelo ABHU, as atividades voltadas para as crianças é uma forma de humanizar o ambiente hospitalar. "Quando os idosos estão internados eles passam por alguns momentos de tristeza, porém sabem que em algum tempo estarão de volta para casa. Com as crianças acontece um pouco diferente. Por não terem experiência de vida, elas são tomadas pelo medo e o hospital se torna um verdadeiro terror para elas. Queremos amenizar esta situação e fazer com que mesmo doentes, os pequeninos se sintam um pouco melhor nesse ambiente", comenta Eloísa.

Para ela, o sorriso e alegria de uma criança são as melhores expectativas que se pode ter na Semana da Criança. "Uma grande parcela das crianças que estão em consultas nestes dias, deverá ser encaminhado a uma cirurgia em breve.Portanto, faremos com que eles esqueçam os problemas e tenham um pouco de alegria nesse momento de dificuldade", finaliza. Amanhã é o último dia da semana em que o ambulatório consulta as crianças, porém a recepção especial para os pequeninos que acompanharem pais e responsáveis segue até a próxima sexta-feira (15).

(fonte: www.unimar.com.br)


Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500