Ensino, Pesquisa e Extensão

ensino / desenvolvimentopesquisa

Desenvolvimento de Pesquisa


Desenvolvimento de atividade de pesquisa Coordenação do núcleo de pesquisa: Prof. Dr. Cláudio José Rubira

O que é?

Segundo, Volpato, G. "Pesquisa é toda atividade realizada para se descobrir a resposta a alguma indagação". Para produzir uma pesquisa científica é necessário lançar mão de métodos baseados em pressupostos da ciência.

Esta área da DEPE apoia as atividades de produção de conhecimento, para toda comunidade (profissionais das diferentes áreas e estudantes) da ABHU; desde a elaboração do projeto até a publicação do artigo. Para tanto, organiza atividades de capacitação para elaboração de Currículo Lattes, cadastro na plataforma Brasil, de metodologia da pesquisa, redação de artigos científicos, entre outros.

  • Linhas de Pesquisa
  • A DEPE entende que é necessário criar um grupo de pesquisadores que fomentarão a produção de conhecimento na ABHU. Para tanto criou um Núcleo de Pesquisa que atuará em três linhas de pesquisa, a saber:

  • Educação e Saúde
  • Estudos clínicos, cirúrgicos e experimentais
  • Ações de Saúde baseada em evidências
  • Para participar das reuniões dos pesquisadores vinculados às linhas de pesquisa, entrar em contato, por telefone, na DEPE e se informar, ou por e-mail - depe.abhu2gmail.com e se informar do calendário das reuniões.

  • Atualização e inovação tecnológica
    • Em breve.
  • Normas para submissão da pesquisa na DEPE
  • Normas para elaboração de projetos
  • Revisão Bibliográfica

Documentos

Normas de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Residência Médica

  1. O residente no último ano deverá apresentar um artigo científico gerado por um Trabalho de Conclusão da Residência;
  2. No último ano o residente se submeterá a uma banca de qualificação apresentando o seu trabalho em dois momentos diferentes, no início de Agosto e em dezembro à primeira banca de qualificação.
  3. apresentação a que se refere o item 2, será realizada para uma banca composta pelo orientador do trabalho, o preceptor/supervisor ou seu suplente da área em questão e um docente ligado à área de metodologia científica escolhido pela presidência da COREME.
  4. A apresentação para a banca supracitada tem como objetivo qualificar o trabalho do residente, proporcionando orientações para melhor andamento do estudo.
  5. O trabalho de que trata os itens 3 e 4, deverá conter os itens de forma sintética: introdução, objetivos e metodologia. A apresentação será de no máximo 15 min e a banca terá 15 min para seus comentários.
  6. Os participantes da banca receberão um certificado da DEPE/ABHU.
  7. Após a entrega final do trabalho tanto o residente quanto o orientador receberão uma declaração da conclusão do trabalho e da atividade de orientação, respectivamente.
  8. O artigo científico deve ser entregue à COREME até o dia 28 de fevereiro do ano de término de suas atividades no programa.




Curta / Siga-nos / Assine
  • Coipe esse link para o seu leitor de RSS

Rua: Dr. Próspero Cecílio Coimbra, 80 - Jardim São Gabriel (Cidade Universitária) - Marília - SP, CEP: 17525-160 - mais informações sobre localização

Fone: (14) 2105-4500